SÃO PAULO – Começa no próximo dia 11 de agosto a VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. Além da exibição de filmes mudos, com sessões especiais acompanhadas ao vivo por músicos, este ano o público poderá participar do Salão das Novidades, que acontece no Pátio da Cinemateca e traz diversas atrações e performances para recriar a aura do cinema em seus primeiros anos.

A jornada se dividirá em quatro mostras: Luzes e Sombras, dedicada ao cinema expressionista alemão; Cinema Soviético dos Anos 1920, um panorama sobre a revolução russa; Brasil – O Espetáculo de 1922, com filmes que tem como tema a nacionalidade, e Destaques de Pordedone, com título do mais famoso festival dedicado ao gênero.

As sessões com acompanhamento musical ao vivo acontecem na Sala Cinemateca BNDES e contam com a participação dos músicos Paulo Santos, Marcelo Armani, Maurício Takara, Guilherme Granado, Rogério Martins e da bandas Abaetetuba, Camerata Aberta, Psilosamples e Objeto Amarelo, entre outros. As projeções silenciosas acontecem na Sala Cinemateca Petrobras.

Ainda fazem parte da jornada o curso O Cinema Soviético dos anos 1920: Massa e Poder, com François Albera (professor de História e estética do cinema na Universidade de Lausanne) e a conferência “O Cinema Silencioso Brasileiro e Suas Diferentes Formas de Produção Documental e Ficcional”, com Rielle Navtiski (Universidade da Califórnia) e Eduardo Morettin (ECA/USP).

O filme do encerramento é o clássico O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, que será exibido ao ar livre, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, no domingo, dia 19/08, às 19h, com acompanhamento musical de Mário Manga.

Mais informações no site do evento.

Serviço
VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso
De 11 a 19 de agosto
Entrada Gratuita
Programação não recomendada para menores de 14 anos.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº
Parque do Ibirapuera – portão 2

Confira a programação completa da VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.