SÃO PAULO – No próximo final de semana, dias 5 e 6, acontece a oitava edição da Virada Cultural na capital paulista. São 24 horas de variadas atividades culturais para todos os gostos. De shows musicais a batalhas de luta livre, de peças teatrais a batalha de grafite, não faltam opções para o público que lota o centro da cidade e várias instituições que se dedicam à cultura.

Claro que o cinema também faz parte da festa. Especiais de western spaghetti, filmes testosterona, cinema marginal e uma seleção de títulos estrelados pelo ator e dançarino Gene Kelly fazem parte da programação que vara a madrugada e só termina na noite do domingo. Além das projeções, outros eventos ligados à sétima arte, como o Cine Piano, também animam a Virada.

Auditório Prestes Maia
Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista (Câmera Municipal de São Paulo)

O Auditório Prestes Maia traz o especial Por um Punhado de Spaghetti. Muito bangue-bangue em 24 horas de dramas, vinganças, trapaças e humor. Além disso, o filme Uma Longa Viagem de Lúcia Murat tem uma pré-estreia agendada, com a presença da diretora.

Confira a programação completa.

—–

Cine Olido
Av. São João, 473

Ninguém nunca dançou nas telonas como Gene Kelley. No centenário de seu aniversário, o Cine Olido aproveita a virada para apresentar O Cinema no Ritmo de Gene Kelly durante 24h. São onze filmes dirigidos, encenados ou coreografados por ele.

Confira a programação completa.

—–

Cine Windsor
R. Ipiranga, 974

No Cine Windsor, quem manda na programação é o cinema da Boca do Lixo. Na programação títulos clássicos de Rogério Sganzerla, Ozualdo Candeias, Carlos Reichenbach, David Cardoso e José Mojica Marins.

Confira a programação completa.

—–

Cine Dom José
R. Dom José Barros, 306

O Cine Dom José apresenta o especial Cinema Pancadaria, com muito kung-fu, karatê, Jack Chan, Tarantino e testosterona. Dando um tempo nos sopapos, à meia-noite tem a pré-estréia do documentário Eu Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper.

Confira a programação completa.

—–

SESC Bom Retiro
Al. Nothmann, 185

No SESC Bom Retiro a programação cinéfila vai além das projeções. O pianista erudito e popular Antonio Luiz Barker apresenta um repertório com composições de trilhas sonoras de diversos filmes, às 18h30 de sábado e às 11h30 de domingo, no foyer do Teatro. Uma mostra de cinema infantil também está programada para à manhã de domingo na Sala de Múltiplo Uso.

—–

SESC Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000

Nelson Rodrigues ocupa todas a programação do SESC Belenzinho, com peças teatrais, leituras de obras e outras atividades. Todas simultâneas a uma mostra de filmes baseados em suas obras.

Confira a programação completa.

—–

SESC Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579

No SESC Santana uma mostra com curtas, médias e longa-metragens aborda a temática da arte urbana com curadoria de Daniel Gaggini.

—–

SESC Itaquera
Av. Fernando do Espírito Santos Alves de Matos, 1000

O SESC Itaquera exibe os filmes O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, de Terry Gilliam e último filme protagonizado por Heath Leadger, às 20h, e A Origem, de Christopher Nolan, com Leonardo DiCaprio, às 22h30.

—–

SESC Santo Amaro
R. Amador Bueno 505

Já no SESC Santo Amaro, a programação mistura música e cinema. Com apresentação do documentário Raul Seixas: O Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho; longas onde cantores famosos assumem o papel de protagonistas; musicalização ao vivo de um filme mudo e mais.

Confira a programação completa.

—–

CineSESC
R. Augusta, 2075

Girimunho, de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolin, é um dos destaques no Cinesesc na Virada e será exibido em duas sessões, às 19h e 21h de sábado e 15h e 17h de domingo.

A grande surpresa da programação é a exibição de Mistérios de Lisboa, de Raoul Ruiz. Com Adriano Luz, Albano Jerônimo e Catarina Wallenstein no elenco, o filme tem 272 minutos de duração e será exibido a partir das 23h.

Mistérios de Lisboa mergulha-nos num turbilhão imparável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentos e paixões violentos, vinganças, amores desgraçados e ilegítimos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil. Nesta Lisboa de intrigas e identidades ocultas encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro da Silva, órfão de um colégio interno: padre Dinis que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro, uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança, um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; que atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.

O filme selecionado para o Cineclubinho CineSESC foi A Magia das Fadas (Beings, 1998), de Paul Matthews.

—–

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207

Bob Marley e Roberto Carlos estarão presentes na programação especial da Cinemateca Brasileira, na Sala Bndes. A madrugada termina com a exibição de dois clássicos pornôs da Boca.

Confira a programação completa.

—–

Museu Brasileiro da Escultura – MuBE
Av. Europa, 218.

O cinema também estará presente no MuBE. Lá, o OMIC – Movimento Inclusivo de Cinema, participa com o projeto Cinema na Cidade na Virada Cultural, exibindo curtas de diretores como Santiago Delappe, Camilo Cavalcante, Macaue, entre outros. Foram selecionados sete filmes de temas variados pela curadora Karen Facchinetti.

Os curtas escolhidos foram Ratão, de Santiago Dellape; Parede Branca do que Poderia Ser, de Pedro Paulo de Andrade; O Vestido Vermelho, de Macaue; Saraus, de David Alves; Pimenta, de Eduardo Mattos; Rapsódia para um Homem Comum, de Camilo Cavalcante, e Ao Vivo, de Antonio Guerino e Peppe Siredi.

—–

2001 Vídeo – Paulista
Av. Paulista, 726

A locadora 2001 Vídeo da Avenida Pauista participa pela primeira vez da Virada Cultural. No domingo, 5 de maio, da meia-noite até às 12h. Os clientes da locadora têm direito a uma locação gratuita para títulos de catálogo. A promoção não vale para séries de TV e, em caso de atraso, diárias adicionais serão cobradas.

—–

Familiarte
R. Sales Júnior, 466

O espaço Familiarte apresenta o Cinema ao Ar Livre a partir das 20h, com a exibição de curtas e longas metragens, com direito à pipoca.

—–

CCBB-SP
R. Álvares Penteado, 112

O Centro Cultural Banco do Brasil mantém a programação da Mostra Abel Ferrara e a Religião da Intensidade. Os filmes programados para o sábado são Olhos de Serpente (19h30) e The Addiction (22h) e, para o domingo, China Girl (16h), O Rei de Nova York (18h) e Sedução e Vingança (19h50).

O Cinema Brasil – Tela para Todos também mantém a programação do mês e exibe O Sol do Meio-Dia, de Eliane Café, às 13h.

—–

Confira toda a programação da Virada Cultural no site do evento.