Em algumas das boas histórias do cinema, estão aquelas épicas que não podem simplesmente ser resumidas em uma mera produção de duas horas. Por isso, elas acabam pedindo mais do que um episódio – fazendo nascer as chamadas trilogias, hoje um expediente bastante comum em Hollywood. No mês de março, o TCM presta seu tributo a três destes conjuntos triplos de histórias memoráveis, sejam elas ambientadas em um futuro pós-apocalíptico ou em uma realidade além do nosso conhecimento.

A programação especial começa na sexta-feira, dia 2 de março, com a saga de ação conduzida pelo diretor George Miller, quase que de maneira independente, mas que acabou alçando ao estrelato um certo protagonista de nome Mel Gibson. Em Mad Max, o ator vive Max Rockatansky, um homem que tenta manter a justiça nas estradas em uma sociedade futurista dominada pela violência das gangues de motoqueiros – tudo isso em meio a uma trama bastante atual sobre uma crise na indústria dos combustíveis que vira as cidades de pernas para o ar. Confira a programação:

Sexta-feira, dia 2 de março, às 22h*
MAD MAX (Idem, 1979, classificação indicativa 12 anos)

Sábado, dia 3 de março, às 22h*
MAD MAX 2 – A CAÇADA CONTINUA (Mad Max 2 – The Road Warrior, 1981, classificação indicativa 16 anos)

Domingo, dia 4 de março, às 22h*
MAD MAX – ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO (Mad Max Beyond Thunderdome, 1985, classificação indicativa 14 anos)

No final de semana seguinte, a partir do dia 9, o Especial Trilogias abre as portas da mente para a verdade sobre o mundo – até então, conhecida apenas pelo guru Morpheus e seu exército de comandados. Quando ele revelou ao talentoso hacker de nome Neo que, na verdade, a humanidade é como o gado que alimenta uma sociedade de máquinas inteligentes e ferozes, mantendo-nos em uma realidade falsa, também se revelou ao mundo do cinema uma das franquias mais cult dos últimos anos: Matrix. Criação dos irmãos Andy e Larry Wachowski, a cinessérie estrelada por Keanu Reeves reúne um caldeirão de influências pop, do clássico cyberpunk “Neuromancer” à animação “Ghost in the Shell”, resultando em uma produção com efeitos especiais que impressionaram o mundo. Confira a programação:

Sexta-feira, dia 9 de março, às 22h*
MATRIX (The Matrix, 1999, classificação indicativa 14 anos)

Sábado, dia 10 de março, às 22h*
MATRIX RELOADED (The Matrix Reloaded, 2003, classificação indicativa 12 anos)

Domingo, dia 11 de março, às 22h*
MATRIX REVOLUTIONS (The Matrix Revolutions, 2003, classificação indicativa 14 anos)

E no final de semana que encerra a programação especial de trilogias, vem uma história repleta de sangue e pólvora. Baseado no livro de Mario Puzo, O Poderoso Chefão mostra o crescimento da máfia comandada por Don Vito Corleone, magistralmente interpretado por Marlon Brando – e sob a competente batuta do diretor Francis Ford Coppola. Em sua brutal ascensão ao poder, os integrantes deste clã não terão medo de passar por cima de quem for preciso, incluindo aqueles de sua própria estirpe. Além de Brando, o elenco dos três filmes é formado por uma verdadeira constelação de estrelas: Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Robert De Niro, Andy García e Joe Mantegna, entre outros. Confira a programação:

Sexta-feira, dia 16 de março, às 22h*
O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather Part I, 1972, classificação indicativa 14 anos)

Sábado, dia 17 de março, às 22h*
O PODEROSO CHEFÃO PARTE II (The Godfather Part II, 1974, classificação indicativa 14 anos)

Domingo, dia 18 de março, às 22h*
O PODEROSO CHEFÃO PARTE III (The Godfather III, 1990, classificação indicativa 14 anos)

*Horário de Brasília