Visto em DVD(Fade to Black, GBR/ITA/SER, 2006)

Suspense

Direção: Oliver Parker

Elenco: Danny Huston, Paz Vega, Christopher Walken, Diego Luna, Anna Galiena, Nathaniel Parker, Violante Placido

Roteiro: Davide Ferrario (romance), Oliver Parker

Duração: 99 min.

Minha nota: 7/10

Com seu nome bem menos valorizado e depois do estrondoso fracasso de seu casamento, ator e diretor vai para Itália participar das gravações de um filme B, onde acaba envolvido em uma intriga internacional cheia de assassinatos, comunistas, fascistas, estadunidenses e muito dinheiro.

A história já daria algum caldo só por aí. Mas, para melhorar, o ator e diretor é ninguém menos do que Orson Welles, consagrado por filmes como Cidadão Kane, e ele chega ao país devastado, tanto pela perda da popularidade, como pelo divórcio com a belíssima Rita Haywort.

Além da fraca recepção, Welles ainda tem que lidar com um diretor para lá de exagerado e com um roteiro que para ser classificado como ruim, ainda tinha que melhorar muito. Mas ele segue em frente e é durante as gravações que ocorre o primeiro assassinato da história. Com a ajuda de seu motorista, o ator/diretor parte em busca de uma explicação para a morte e descobre que existe uma conspiração e uma lista de nomes, onde ele também está incluído.

O filme é bem divertido e ganha muito, é claro, com a inclusão de personalidades bem conhecidas do cinema. Além disto, a reconstituição de época está muito boa e aquele saudoso clima noir é reforçado pela trilha sonora.

O elenco também está ótimo e conta com a participação de Paz Vega, Diego Luna, Christopher Walken e um excelente Danny Huston como o famoso diretor Orson Welles.

Os poucos problemas ficam por conta do roteiro. Apesar de ser baseado no bom romance Tela Escura de Davide Ferrario, nem sempre segura o ritmo e torna algumas cenas meio cansativas. Também é possível prever o final com alguma antecedência.

Mas é, sem dúvida, um filme muito curioso, divertido e que acaba surpreendendo aqueles que não tinham grandes expectativas a respeito, como eu.

Bom para dias em que o que mais queremos é ficar assim quietinhos, embaixo da coberta, assistindo um filminho legal.

Um Grande Momento

O show do Grande Orsini

Links

Site Oficial

Imdb