Visto em DVD(Sleuth, EUA, 2007)

Suspense

Direção: Kenneth Branagh

Elenco: Michael Caine, Jude Law, Harold Pinter

Roteiro: Anthony Shaffer (peça), Harold Pinter

Duração: 86 min.

Minha nota: 7/10

Kenneth Branagh é aquele tipo de diretor que, além de ser muito feliz em seus enquadramentos, é cuidadoso e perfeccionista. Com as coisas sempre controladas e muito bem encaminhadas ele presenteia os espectadores com belas obras, mas nem sempre é reconhecido. Ou pelas escolhas, nem sempre boas, ou pela fraca divulgação de seu trabalho.

Um Jogo de Vida ou Morte é mais uma bela composição do diretor britânico. Para o elenco outros dois conterrâneos, de gerações diferentes, foram escolhidos: sir Michael Caine e Jude Law.

Um escritor, amante de jogos sinistros, convida o amante de sua esposa para sua casa. O tempo todo a relação dos dois oscila entre o sarcasmo, a ironia e a admiração. As coisas fogem do controle e algo terrível acontece.

O clima estranho do filme não seria o mesmo sem a direção de arte de Tim Harvey e a cenografia de Celia Bobak que juntos criam uma casa que ao mesmo tempo é ambiente e personagem.

As atuações, como era de se esperar, são superiores. Mais cínicos do que nunca, Caine e Law transformam-se a cada momento do filme e tornam seus personagens únicos.

O único problema fica por conta da solução do roteiro, que rápida demais contrasta com o resto da história.

Uma grande oportunidade de ver dois grandes atores dirigidos por um grande diretor.

A mesma peça foi adaptada em 1972 por Joseph L. Mankiewicz. Laurece Olivier era o escritor e, curiosamente, Michael Caine, o amante da esposa.

Um Grande Momento

Difícil escolher, mas vou ficar com a cena da escada.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Festival de Veneza: Leão de Ouro, Queer Lion

Links

Site Oficial

Imdb