(She’s Funny That Way, ALE/EUA, 2014)

Comédia
Direção: Peter Bogdanovich
Elenco: Owen Wilson, Imogen Poots, Rhys Ifans, Kathryn Hahn, Will Forte, Austin Pendleton, George Morfogen, Cybill Shepherd, Richard Lewis, Joanna Lumley, Jennifer Esposito, Michael Shannon, Lucy Punch, Tatum O’Neal, Quentin Tarantino
Roteiro: Peter Bogdanovich, Louise Stratten
Duração: 93 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

A começar pelo jeito Woody Allen, nos personagens, trilha sonora, figurinos e Nova York, e com formato de comédia maluca dos anos 40, Um Amor a Cada Esquina pode não ser o melhor filme de Peter Bogdanovich, mas acerta em cheio o coração dos cinéfilos. São tantas referências que nem todas são descobertas assistindo ao filme uma única vez.

Arnold é um diretor de teatro e tem a mania de contratar acompanhantes quando está longe de casa. É assim que conhece Isabella e faz uma oferta para que a garota mude de vida. O que ele não sabia é que no dia seguinte, após deixar a agência onde trabalha, ela iria fazer uma audição para a peça que ele dirige e que tem sua esposa no elenco.

Com esses e outros personagens interligados, muitos encontros e desencontros, várias confusões acontecem. Não é nada muito elaborado e é justamente na simplicidade e ingenuidade que o filme arranca risadas e coloca um sorriso no rosto de quem o assiste.

O elenco está afinado, embora conte com um Owen Wilson (Meia-Noite em Paris) se repetindo e uma Jennifer Aniston mais histriônica de que seus colegas de cena. Quem se destaca é Imogen Poots (Green Room) ao viver sua Isabella, com um misto de doçura e graça, lembrando protagonistas como a Holly Golightly de Audrey Hepburn, várias vezes citada no longa, ou mais ainda a Judy Maxwell de Barbra Streisand, em Essa Pequena É uma Parada, filme do próprio Bogdanovich.

Rhys Ifans (Um Lugar Chamado Notting Hill), Kathryn Hahn (Família do Bagulho), Will Forte (Nebraska), Aunstin Pendleton (Meu Primo Vinny) e George Morfogen (O Ladrão Que Veio Jantar) completam bem o elenco, e o longa ainda é cheio de divertidas pontas, como as de Cybill Shepherd, Richard Lewis, Joanna Lumley, Jennifer Esposito, Michael Shannon, Lucy Punch, Tatum O’Neal, Quentin Tarantino, entre outros.

Não é um filme que vai mudar a vida de ninguém e nem o mais original de todos, mas é tão deliciosamente divertido, que ninguém vai achar ruim de ter visto. Aqueles que gostam de cinema, vão gostar de rever e identificar tantas coisas que fazem parte de sua memória cinéfila.

Despretensioso, é o programa ideal para aqueles que procuram se divertir.

Um Grande Momento:
Restaurante italiano.

Um-amor-em-cada-esquina_poster

Links

No IMDb