Em sua 14ª edição internacional e 5ª edição no Brasil, o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos exibe de 8 a 12 de maio de 2012, em mais de 70 cidades de 20 países, uma seleção de aproximadamente 7hs de Filmes Curtíssimos, nos mais diferentes formatos e gêneros.

Para participar da seleção, os candidatos têm duas opções: preencher a ficha de inscrição, disponível no site, e postar cópia do filme, via Sedex, (em MINI DV ou DVD), juntamente com ficha de inscrição impressa e assinada aos cuidados Festival Internacional de Curtíssimos (Endereço: Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul – CRS 508 Bl. A s/n lj 72, CEP 70351-515, Brasília/DF), ou fazer o upload do curtíssimo no próprio site nacional do Festival.

Os realizadores podem inscrever filmes captados em qualquer formato, gênero ou tema, amadores ou profissionais, realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já terem participado de outros festivais ou mostras, porém, que não ultrapassem três minutos de duração (fora o título e os créditos), e que não tenham sido inscritos nas edições anteriores do Festival de Curtíssimos.

Os filmes selecionados concorrerão a cinco premiações nas categorias Melhor Curtíssimo, Melhor Animação, Originalidade, Júri Popular e Prêmio Melhor Curtíssimo de Brasília, que receberão um troféu, criado por artista plástico brasiliense. O Festival está buscando recursos para premiar vencedores financeiramente e/ou ceder material e tempo de ilha de edição para a produção de um Filme Curtíssimo.