(TNow You See Me, EUA/FRA, 2013)

Suspense
Direção: Louis Leterrier
Elenco: Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Isla Fisher, Dave Franco, Mélanie Laurent, Morgan Freeman, Michael Caine, Michael Kelly
Roteiro: Ed Solomon, Boaz Yakin, Edward Ricourt, Boaz Yakin, Edward Ricourt
Duração: 115 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

A mágica é algo que sempre mexeu com a curiosidade das pessoas, seja o truque um simples coelho que sai da cartola ou o desaparecimento da Estátua da Liberdade como fez David Cooperfield nos anos 80. Quem nunca se pegou tentando descobrir o segredo por trás de talheres que se entortam ou como as assistentes de mágicos são serradas ao meio? A verdade é que a mágica, melhor, o ilusionismo se tornou um ótimo produto de entretenimento, com shows super produzidos, ilusionistas com seu próprio programa de TV e status de celebridade.

Os Quatro Cavaleiros é um grupo de ilusionistas que faz parte deste showbiz se apresentando em Las Vegas e surpreendendo o público com a complexidade dos seus truques. Reunidos um ano antes após receberem um convite anônimo, eles atingem o clímax de suas performances roubando um banco francês durante uma apresentação. A partir disto o FBI e a Interpol entram em cena para desvendar o crime por trás da mágica, contando com a ajuda de uma espécie de Mister M, um revelador de truques de ilusionismo.

Já nos primeiros minutos fica fácil perceber o que acontecerá nas quase duas horas de projeção: muita pirotecnia, frases de efeito e a tentativa de envolver o espectador em um clima de mistério. O filme é rápido e eficiente na apresentação dos quatro mágicos antes de se tornarem um grupo, mostrando brevemente cada um em ação e seus respectivos talentos. Com a habilidade principal de cada cavaleiro bem definida e transmitida como um superpoder, fica claro que a sinergia entre eles é o que os difere dos demais ilusionistas.

Apesar de contar uma história sobre como a percepção do espectador é ludibriada, Truque de Mestre em nenhum momento nos engana. O filme é bem dividido entre começo, meio e fim, mas a produção aposta em seguir por um caminho seguro. A estrutura é batida, a motivação dos crimes também, mas não deixa de ser eficiente no que se propõe.

A obviedade e o excesso de explicações não atrapalham o filme na intenção de entreter. Ter nomes de peso no elenco como Mark Ruffalo (Ilha do Medo), Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade), Jesse Eisenberg (A Rede Social), Michael Caine (Filhos da Esperança) e Woody Harrelson (Assassinos por Natureza) favorece a direção de Louis Leterrier (Fúria de Titãs).

A produção também é cuidadosa em outros aspectos, como na trilha sonora, nos tons sóbrios das roupas dos personagens e em alguns ambientes monocromáticos que facilitam a composição do clima misterioso da trama, além de ajudar a evidenciar todo efeito visual dos truques.

É por isto que mesmo sem tirar coelho da cartola, Truque de Mestre acaba não desapontando quem vai ao cinema em busca de boa diversão sem maiores compromissos.

Um Grande Momento:
Perseguindo Jack Wilder.

Truque-de-mestre_poster

Links

No IMDb Site Oficial