(Tropa de Elite, BRA, 2007)

Drama

Direção: José Padilha

Elenco: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz, Fernanda de Freitas, Luiz Gonzaga de Almeida, Bruno Delia, Marcelo Escorel, Fernanda Machado, Maria Ribeiro

Roteiro: André Batista e Luiz Eduardo Soares (livro), Bráulio Mantovani, José Padilha, Rodrigo Pimentel

Duração: 118 min.

Um dos filmes nacionais mais comentados da história, Tropa de Elite chegou nos cinemas com sua cópia pirata já assistida por milhares de pessoas. Um vazamento de uma produtora teria lançado na rede a versão ainda não editada do filme.

Resisti bravamente à cópia pirata, mesmo sendo a única que não entendia quando todo mundo falava de “zero um” e “zero dois”, e só assisti a cópia lançada nos cinemas.

O filme conta a história do BOPE, batalhão especial da polícia militar do Rio de Janeiro, durante os preparativos para a última visita do papa João Paulo II ao Brasil. Entre uma ação e outra, conhecemos a busca do capitão Nascimento por um substituto e a realidade de policiais militares numa cidade totalmente corrompida pelo tráfico.

A fotografia de Lula Carvalho está perfeita e, auxiliada pela trilha, dá ao filme um movimento quase frenético. O roteiro está muito bem amarrado e não há como não nos envolvermos se estamos diante de um problema tão atual e tão próximo.

Wagner Moura e Caio Junqueira dão um banho de interpretação como pessoas atordoadas por uma realidade idealizada que não vai acontecer nunca.

Entre os problemas do filme estão algumas interpretações insignificantes e a divulgação excessiva que antecedeu o lançamento e estragou muitas surpresas.

Mas é um filme obrigatório, tanto por sua qualidade técnica como por seu retrato da realidade. Todo brasileiro devia assistir.

Um Grande Momento

“Eu sou estudante…”



Links

Site Oficial