(TRON, EUA/FOR, 1982)

Ficção Científica

Direção
: Steven Lisberger

Elenco: Jeff Bridges, Bruce Boxleitner, David Warner, Cindy Morgan, Barnard Hughes, Peter Jurasik

Roteiro: Steven Lisberger, Bonnie MacBird

Duração: 96 min.

Minha nota: 6/10

Quando Rodrigo disse que queria ver TRON achei no mínimo curioso. Ao perguntar o que o atraira em um filme tão velho ele não pensou duas vezes: “especialista em videogames é sugado para dentro do computador, mãe!” Li a sinopse e depois de algumas risadas pegamos o dvd.

Como disse o pequeno, um programador de jogos é “transferido” para dentro de um computador que tenta invadir há algum tempo e vê aí sua chance de recuperar a autoria perdida de alguns programas, mas tem que sobreviver aos jogos que acontecem dentro da máquina.

O filme tem um significado muito importante para o cinema pois abusou de efeitos especiais computadorizados e trouxe para as telonas do mundo uma estética totalmente diferente da de costume.

A temática, com computadores, jogos e uma experiência totalmente virtual, mesmo sem estourar nas bilheterias, acabou conquistando a garotada dos anos 80 e despertando a curiosidade de muitos dos geeks da atualidade.

Apesar de toda a importância e o carinho dos mais fanáticos, TRON é um filme que tem muitas falhas. A principal é o desenvolvimento superficial e a inconstância de personalidade de suas personagens.

O prolongamento da seqüência final também é bem incomodo, principalmente ao ver que algumas coisas eram desnecessárias e não contribuiram em nada para a trama.

Mas é um programa divertido e que desperta uma saudade gostosa, daqueles que a gente assiste e se lembra da época em que a Sessão da Tarde não passava só filme ruim.

Um Grande Momento

Sempre gostei muito da cena com as lightbikes. Revê-las foi uma ótima experiência.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Figurino (Eloise Jensson, Rosanna Norton), Som (James LaRue, Michael Minkler, Bob Minkler, Lee Minkler)

BAFTA: Efeitos Visuais (Richard Taylor, Harrison Ellenshaw)

Links