(Trash, GBR, 2014)

Aventura
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Rickson Tevez, Eduardo Luis, Gabriel Weinstein, Wagner Moura, Selton Mello, Rooney Mara, Martin Sheen, André Ramiro, Stepan Nercessian, Jesuíta Barbosa, Nelson Xavier
Roteiro: Andy Mulligan (romance), Felipe Braga, Richard Curtis
Duração: 92 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Três amigos que trabalham em um enorme lixão encontram uma carteira com pistas que podem derrubar um forte esquema de corrupção. Trash: A Esperança Vem do Lixo conta a aventura dos três para desvendar o mistério e “fazer a coisa certa”.

Dirigido pelo inglês Stephen Daldry, o longa-metragem é uma a ddaptação do best seller de Andy Mulligan, assinada por Richard Curtis. Diferente da história do livro, que se passa em um país fictício, o filme se passa no Brasil.

O fato de uma dupla estrangeira resolver filmar em uma realidade que conhece superficialmente gera alguns estranhamentos, principalmente em habitantes daqui. A familiaridade com algumas locações se choca com algumas passagens pouco ou nada fiéis à realidade.

A mesma sensação parece tomar conta do elenco adulto, que mescla atores brasileiros e estrangeiros. Mesmo que todos tenham uma grande capacidade interpretativa, um certo desconforto está presente em momentos pontuais. O mesmo não pode ser dito do trio protagonista. Livres em sua criação, Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein são cativantes e verdadeiros durante todo o filme.

Outra coisa que impressiona muito quem assiste ao filme é o desenho de produção, assinado por Tulé Peak, com direção de arte de Pedro Equi. O cenário do lixão, incluindo as casas, palafita e até um lago, foi construído do zero.

Nada disso, porém, é capaz de superar os problemas de roteiro, com muitas soluções fáceis e tentativas baratas de resolver o problema da determinação reginal, sempre muito presente.

Mas nada que prejudique o filme completamente. Para ser visto sem grandes pretensões, como uma aventura urbana fácil, funciona muito bem.

Talvez para os que não estejam aqui vendo o que é o Brasil diariamente, seja ainda mais interessante.

Um Grande Momento:
Os três meninos.

Links

No IMDb