Crítica | FestivalMostra SPnotas

Tiro na Cabeça

36ª MostraDrama
Direção: Pen-Ek Ratanaruang
Elenco: Nopachai Chaiyanam, Sirin Horwang, Chanokporn Sayoungkul, Apisit Opasaimlikit, Kiat Punpiputt, Theeradanai Suwannahom
Roteiro: Win Lyovarin (romance), Pen-Ek Ratanaruang
Duração: 97 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

(Fon Tok Kuen Fah, TAI, 2011)

Tul é um ex-policial que se torna assassino de aluguel para exterminar criminosos que estão acima da lei. Em uma de suas missões é baleado na cabeça e, depois de meses em coma, acorda vendo tudo de cabeça para baixo. Ele precisa se adaptar à nova situação para continuar com seu trabalho de “justiceiro” e escapar de alguém que está tentando matá-lo.

Apostando em uma narrativa não-linear, que vai e volta o tempo todo, misturando fatos presentes com flashbacks, e fazendo uso de uma narração em off por vezes irritante, Tiro na Cabeça tem os seus momentos inspirados, como as primeiras alternâncias entre a visão do espectador e a do protagonista ou as cenas de luta no escuro, mas não consegue alcançar o equilíbrio. Com suas muitas idas e vindas acaba cansando e confundindo, comprometendo o aprofundamento de personagens secundários que são importantes para a construção da história.

Apoie o Cenas

Ainda assim, ficam a boa atuação de Nopachai Chaiyanam como Tul e a fotografia inspirada de Chankit Chamnivikaipong.

Um Grande Momento

A fuga do monastério.

Links

IMDb [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zHFOL8Nt_LU[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo