(The Disappearance of Alice Creed, GBR, 2009)

Suspense
Direção: J Blakeson
Elenco: Martin Compston, Eddie Marsan, Gemma Arterton
Roteiro: J Blakeson
Duração: 96 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Para os que gostam do gênero, não há nada como um bom thriller. The Disappearance of Alice Creed é uma dessas boas surpresas. Não lançado nos cinemas brasileiros, o longa-metragem está ali escondido entre os títulos da Netflix desde abril deste ano.

No longa, dois ex-presidiários armam o plano perfeito para ganhar um dinheiro fácil. Depois de preparar minuciosamente o cativeiro e a ação, sequestram a filha de um homem rico e a prendem, até que o pai dela concorde em pagar o resgate. Mas mesmo com muito planejamento e segurança, nem tudo acontece da forma esperada pela dupla.

Em sua estreia nos longas-metragens, J Blakeson aposta no suspense para prender o seu público. Para criar o seu clima, o diretor faz questão de aproximar ao máximo o espectador daquilo que está vendo na tela. Com direção de fotografia de Phillipp Blaubach (O Escapista), o filme é quase todo composto por planos fechados, por vezes quase sufocantes.

Além disso, Blakeson, também roteirista do filme, prolonga as situações nervosas até o limite e recheia sua trama com reviravoltas e momentos inspirados. O vai e vem, somado a todo o clima de The Disappearance of Alice Creed, envolvem o espectador e garantem a diversão.

A construção visual do filme chama a atenção desde os primeiros momentos, com desenho de produção assinado por Ricky Eyres (Coriolano), há todo um cuidado com cores e texturas na composição dos ambientes.

O elenco, reduzido desde o argumento, conta com a presença de Gemma Arterton (Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte), Eddie Marsan (Uma Vida Comum) e Martin Compston (Marcas da Vida), todos muito bem em seus papeis, mas com destaque para Marsan e sua capacidade de se transfigurar completamente entre papéis diferentes.

Com tudo certinho e no lugar, o longa-metragem tem alguns deslizes no exagero das reviravoltas e na facilidade de algumas (poucas) situações, mas nada que comprometa o produto final. Diversão garantida!

Um Grande Momento:
A cápsula.

The-disappearance-of-alice-creed_poster

Links

No IMDb