Ontem tive uma experiência muito interessante e quero aconselhar a todos que, se tiverem oportunidade, não deixem de conferir. A experiência foi conferir o teste de audiência de um filme aberto, ou seja, que ainda não foi finalizado.

Como em todo teste do gênero, não posso falar sobre o filme que assisti, mas a iniciativa é tão legal que merece ser comentada. A grande diferença de outros testes de público, este projeto tem a grande vantagem de acontecer todos os meses em Brasília e em Curitiba.
Em sua 19ª edição no DF, o projeto já recebeu filmes nacionais dos mais variados gêneros. Passaram por lá “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli; “A Via Láctea”, de Lina Chamie; “O Signo da Cidade”, de Carlos Alberto Riccelli; “Panair do Brasil”, de Marco Altberg e muitos outros.

Com entrada gratuita, os espectadores devem preencher um termo de sigilo e, depois da exibição do filme, um questionário sobre o que acharam do que acabaram de ver. Logo depois, o público debate com o diretor sobre alguns pontos do filme.

Nesta última edição, o grande diferencial foi que ninguém sabia o que iria assistir, ou seja, um teste-surpresa.

É um programa interessantíssimo para aqueles que moram nas capitais ou os que estão passando por ali nos dias da realização.

O projeto Teste de Audiência é uma promoção da Caixa Cultural e tem a curadoria dos cineastas Marcio Curi e Renato Barbieri. A próxima edição na capital deve acontecer no dia 05 de abril.

Mais informações no site Teste de Audiência.