É carnaval! A festa que dura quatro dias e meio e tem eventos no país inteiro. Uns dançam frevo no Recife e outros preferem a muvuca dançante de Salvador. Tem gente que se anima em atravessar a Sapocaí defendendo as cores de uma escola de samba, tem quem prefira os bailes de carnaval dos clubes e tem quem fique quietinho só olhando tudo pela televisão. Isso, claro, falando de quem gosta de carnaval, porque um monte de gente não vê a hora de fugir da festa.

Fato que o carnaval é a festa mais brasileira de todas e, bem ou mal, faz parte da identidade nacional. Sendo assim, não poderia passar em branco por aqui, mesmo com a correria pré-Oscar, que anda agitando a nossa redação muito mais do que aquele mais famoso samba-enredo da União da Ilha.

Para falar de carnaval sem cair no clichê de listar filmes sobre o tema, vamos fazer uma lista de fantasias carnavalescas que, tradicionais ou não, têm tudo para fazer sucesso em qualquer baile ou desfile.

Tradicionais
A sua fantasia pode até ser melhor, mas sempre tem alguém vestido da mesma coisa que você.

Jedi
Nada mais nerd e mais na moda do que uma fantasia de jedi, com lançamentos repetidos (e alterados) nos cinemas, a franquia de George Lucas tem lugar cativo no coração de velhos e jovens adoradores de ficção científica.
Sem sair desse universo, mas pagando mais caro pela fantasia, você ainda pode se vestir de Stormtrooper ou Darth Vader. As meninas podem ir de Princesa Léa. Basta vestir qualquer roupitcha branca e ter o cabelo grande. Depois é só partir ao meio, fazer uma trança de cada lado, enrolar em cima da orelha e já está pronta.

Jason Voorhees
Batida e sempre eficiente, é a fantasia favorita dos que tem preguiça de pensar no que vestir. Basta colocar uma máscara de hóquei igual ao do assassino sobrenatural e voilà.
Se você não é do time de Sexta-Feira 13, é só arrumar uma camisa listrada, verde e vermelha de preferência, e encarnar o Freddy Krueger ou comprar uma máscara ali na esquina e ir de Ghost Face.

Bela
Vestidinho amarelo rodado de Bela à parte, sempre tem alguém que se inspira nas animações da Disney para se fantasiar. Claro que, com tantas princesas no catálogo fica fácil. Aurora, Yasmin, Ariel, Cinderela e por aí vai. Sem falar naquela fadinha do pózinho mágico ou na menina que persegue coelhos.

Príncipe Encantado
Vocês já reparam que esses príncipes encantados sempre usam uma roupa parecida? Pois é, você pode repetir a fantasia um monte de vezes, mas num carnaval você é o príncipe da Cinderela, no outro da Bela Adormecida e no outro você pode ser até a Fera depois da transformação. Isso sim é fantasia curinga. Quando enjoar, você ainda pode ficar no universo Disney e ir de Peter Pan ou, se estiver fazendo muito calor, de Mowgli ou Aladdin.

Batman
Ideal para os que não morrem de calor e têm alguém para ajudar a tirar aquela parafernália toda depois que o corpo ficar suado. Você também pode fazer aquela voz de Christian Bale quando estiver com seus músculos de mentira e sua máscara com orelhas pontudas.
Nessa linha de super-heróis você também pode ser Superhomem, Homem de Ferro, Thor e por aí vai.

Mulher Gato
Se o suor já era problema para o Batman, aqui o negócio fica feio. Entrar numa fantasia de vinil te faz pagar todos os pecados, mas sair te santifica, mas o importante é arrasar na fantasia, os outros problemas não são nada.
No carnaval do ano que vem, quando você esquecer de todo o sofrimento, pode repetir a fantasia, dessa vez sem a máscara e se fazer de Selene.
As apegadas ao conforto têm opções mais tranquilas, como Lara Croft, Mulher Maravilha, Supergirl, She-Ra, Xena e por aí vai.

Zorro
Outra tradicional em qualquer lugar, de matinês a blocos de rua, a fantasia de zorro também não precisa de muitas invenções. Roupinha preta, botinha preta, chapéu e uma máscara preta. E pode ser o Zorro homem e a Zorro mulher, ainda que ela não exista. Repare que substituindo a sua máscara por uma de V você cria uma nova fantasia.

Flintstones
Fáceis, fresquinhas e sempre na moda são as roupas dessa turma criada pela dupla Hanna-Barbera nos anos 60. Dá para vestir a família inteira, inclusive as crianças, e ainda chamar aquele casal de amigos para festa.

Indiana Jones
Um clássico é sempre um clássico, sem falar que onde mais você poderia usar aquele chicote e aquele chapéu marrom que você comprou naquela lojinha de bugigangas porque era “igual ao do Indiana Jones”?

Neo
Essa é fácil de montar também. Pode ser com a mesma roupa do Zorro do ano passado, ou qualquer combinação de calças e camisetas pretas básicas. Basta jogar um sobretudo preto por cima, catar uns óculos escuros e você está preparado. Sem falar que esse sobretudo pode ser muito útil no ano que vem, quando você encarnar o Rick Deckard. As meninas podem acompanhar como Trinity, mas vão ter que enfrentar mais uma vez aquela roupa de Mulher Gato. Ah, esse vinil…

Inovadoras
Claro que você pode achar alguém com a mesma roupa que você, mas as chances diminuem bastante.

Steve Zissou
O gorro vermelho vai ser o menor de seus problemas. O bicho vai começar a pegar mesmo com o resto do vestuário. Onde é que alguém vai encontrar tanta peça de roupa azul piscina? Short azul piscina, camisa azul piscina, agasalho azul piscina… Depois que acabar o carnaval, lembre-se que essa roupa só pode sair do seu armário outra vez quando você quiser ir a uma festa à fantasia.

Bruce Banner
A menos que você seja um fisiculturista (e dos grandes) nem toda a tinta guache verde do mundo vai conseguir te fazer passar pelo Hulk. Mas não precisa desanimar só por isso, basta comprar uma bermuda roxa uns quatro números maiores do que o seu, rasgar à vontade, arrumar um cinto e pronto: você pode até não ser o Hulk, mas há poucos minutos era.

Leeloo
Tudo bem que vai ficar meio pelada, mas que essa vai ser a fantasia mais fácil da sua vida, isso vai. é só arrumar uma calcinha de biquíni grande e, com qualquer pano branco, fazer o resto. Lembrando que a fantasia tem duas tiras horizontais na perna ligadas na lateral e mais uma na cintura, uma no busto e uma no pescoço.

Don Vito Corleone
Está aí uma fantasia básica que qualquer um poderia usar. E talvez o problema não seja o terno, a gravata borboleta preta e o cravo vermelho na lapela. Mas quem aguenta esses chumaços de algodão dentro da boca a noite inteira, não é mesmo?

Johnny Depp
Taí um cara que pode te inspirar para todos os carnavais que vierem pela frente. Dono de uma filmografia cheia de personagens nada usuais, Johnny Depp é um ótimo modelo para fantasias exóticas. Tem a mecha branca no cabelo descabelado de Sweeney Todd, as mãos de tesoura e roupa de couro do Edward, o terninho de veludo verde com calça curta do Chapeleiro Louco, a cartola do Willy Wonka. É só escolher. O problema é que um ou outro pode ter a mesma idéia que você. Para isso, evite o popular Jack Sparrow.

Nicolas Cage
Difererente de Depp, Nicholas Cage já não oferece tantas opções e, nos últimos tempos, tem encarnado personagens bem similares, digamos assim. Mas só ele já é fantasia suficiente. E é fácil. Basta ter o cabelo um pouco comprido. Depois de lavar o cabelo, passe bastante creme condicionador e enxágue rapidamente, sem tirar nem a metade do produto. Essa cara de cabelo ensebado já é suficiente para fazer o Cage dos dias de hoje.

Oompa Loompa
O bom de se fantasiar de Oompa Loompa é que você pode escolher de que versão você vai ser. Pode se pintar de laranja, usar uma peruca verde e um macacão branco com alças cruzadas na frente ou pode optar por um macacão segunda pele banco com meias e munhequeiras listradas e uns óculos grandes redondos.

Tyler Durden
Lembra aquela camisa de botão e manga curta estampada que você ganhou de alguém e nunca teve coragem de usar? Aproveite para tirá-la do guarda-roupa agora. Arrume também uma jaqueta de couro terracota (cor de tijolo para os que não sabem diferenciar cores), um jeans surrado e só gaste dinheiro com o kit de maquiagem que você vai usar para fazer os seus machucados. Prontinho para festa! E o melhor é poder convencer alguém que você não existe de verdade.

Elvira
Chegou a hora de ser ousada. Com tanta gente na festa vestindo longo fantasmagórico preto e se passando pela matriarca da Família Adams, bruxas variadas e vampiras, o negócio é inovar. Mas é preciso muita coragem e muito treino. Coragem porque para sair exibindo aqueles apliques de bico de seio já é uma vergonha por si, rodando os peitos por aí então… Só mesmo convencendo o namorado a ir com o maiô do Borat para melhorar.

Nina Sayers
Tudo bem que hoje em dia um monte de gente coloca um maiozinho branco ou preto, meia calça e uma saia de tule e se faz de bailarina ou mesmo de Nina Sayers em O Cisne Negro. A inovação vai ser o momento Nina Sayers que você vai escolher. Maquiagem, telinha no rosto e os braços todos pintados de preto podem fazer a diferença. Uma dica: não tenha tanto cuidado com o xampu nos olhos, eles fazem toda a diferença.

Deu vontade de experimentar alguma? A sua seria diferente? Conta pra gente!