.

A Morta-Viva, de Jacques Tourneur

Enquanto o Canal Space faz a sua programação para comemorar o mês do halloween com recentes títulos do terror norte-americanos, o TCM, com o Festival Hora do Espanto, investe nos títulos mais antigos do cinema, com monstros clássico ou com fobias comuns por aí. O especial vai ao ar todas as quintas e sextas-feiras do mês no TCM, sempre às 22h*.

No cardápio de produções estão filmes estrelados por criaturas míticas que insistem em driblar o fim natural da vida (como vampiros, zumbis e mortos-vivos), além de aberrações criadas por equívocos da ciência, ou insetos apavorantes. Há também objetos supostamente inanimados cuja única função na Terra é aterrorizar a raça humana – caso de Christine – o Carro Assassino, adaptado do best-seller do autor Stephen King, mestre do terror literário, pelo diretor John Carpenter.

O filme que começa o festival é A Morta-Viva, na quinta-feira, dia 6 de outubro, às 22h. Trata-se da segunda parceria do diretor Jacques Tourner com o “adrinho do horror, Val Lewton. O filme derruba o imaginário de cartão postal do Caribe, com água do mar transparente e paisagens paradisíacas, ao acompanhar a chegada de uma enfermeira canadense para tratar a mulher de um fazendeiro local transformada em zumbi. Com elementos de vudu e magia negra, a trama agitada mistura um romantismo sombrio com o mais puro e delirante terror B.

Criaturas que retornam do descanso (quase) eterno – só que desta vez reavivadas por um vazamento radioativo – também dão as caras em A Noite dos Mortos Vivos, que vai ao ar na sexta-feira, dia 14 de outubro, às 22h. Produção mais recente, ela permite um contraponto com A Morta Viva, para deleite dos apreciadores do gênero.

Ainda entre os destaques do especial, está o clássico A Marca do Vampiro, cujo protagonista, o ator húngaro Bela Lugosi, estabeleceu um novo patamar de interpretação para esses personagens imortais que tem no sangue a base da sobrevivência. A exibição acontece na quinta-feira, dia 13 de outubro, às 22h.

O especial tambem vai trazer A Orgia da Morte, um verdadeiro clássico da cultura pop, de impecável apuro técnico e de estilo; alem de O Homem do Planeta X.

A Marca do Vampiro, de Tod Browning

Confira a programação completa do Festival Hora do Espanto:

Quinta-feira, dia 6 de outubro
22h – A MORTA-VIVA (1943)

Sexta-feira, dia 7 de outubro
22h – SERPENT ANT THE RAINBOW (Serpent and The Rainbow, 1988)

Quinta-feira, dia 13 de outubro
22h – A MARCA DO VAMPIRO (Mark of The Vampire, 1935)

Sexta-feira, dia 14 de outubro
22h – A NOITE DOS MORTOS VIVOS (Night of The Living Dead, 1990)

Quinta-feira, dia 20 de outubro
22h – A ORGIA DA MORTE (The Masque of The Red Death, 1964)

Sexta-feira, dia 21 de outubro
22h – CHRISTINE, O CARRO ASSASSINO (Christine, 1983)

Quinta-feira, dia 27 de outubro
22h – O HOMEM DO PLANETA X (The Man From Planet X, 1951)

Sexta-feira, dia 28 de outubro
22h – ARACHNOPHOBIA (Arachnophobia, 1990)

Aracnofobia, de Frank Marshall