Quentin Tarantino

Depois do sucesso de Bastardos Inglórios, o Cineclube Belas Artes (Rua da Consolação, 2423) apresenta, de 21 de maio a 17 de junho, um ciclo para matar a saudade de Quentin Tarantino.

Serão quatro títulos exibidos: Cães de Aluguel (1992), Jackie Brown (1997), Kill Bill: Vol. 1 (2003) e Kill Bill: Vol. 2 (2004).

Tarantino nasceu no estado do Tenessee em 27 de março de 1963 e começou sua carreira no cinema com o curta-metragem O Aniversário do Meu Melhor Amigo, dirigido, atuado, produzido, montado e co-roteirizado por ele.

Com Cães de Aluguel, o diretor ficou conhecido mundialmente e seu talento se confirmou com o filme seguinte, Pulp Fiction, que lhe deu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1994, e o Oscar de roteiro original, no mesmo ano, além de outras seis indicações.

Após dirigir um dos quatro episódios do fraco Grande Hotel, Tarantino apresentava Jackie Brown, outro êxito, responsável por colocar novamente em evidência a musa negra Pam Grier, ícone dos filmes de ação da década de 70. Seis anos mais tarde ele emplacou Kill Bill: Vol. 1 seguido de Kill Bill: Vol. 2, e mais recentemente deixou o mundo extasiado com Bastardos Inglórios.

À Prova de Morte, concluído há mais de dois anos e inédito no Brasil até hoje, finalmente teve a data de estréia marcada e chega aos cinemas em junho.

No Cineclube, cada filme será apresentado por uma semana, diariamente, em sessão única.
(os horários podem variar de filme para filme, entre 19h e 19h30)

Programação:

  • Cães de Aluguel: de 21 a 27 de maio;
  • Jackie Brown: de 28 de maio a 03 de junho;
  • Kill Bill: Vol. 1: de 04 a 10 de junho;
  • Kill Bill: Vol. 2: de 11 a 17 de junho.

CÃES DE ALUGUEL
(Reservoir Dogs)
EUA, 1992, cor, 99 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth e Quentin Tarantino.

Um experiente criminoso reúne seis bandidos desconhecidos entre si, para um grande roubo de diamantes. Porém, durante o assalto algo deu errado, pois a policia os aguardava no local, o que da a entender que algum membro da quadrilha seja um tira disfarçado.
Primeiro longa-metragem dirigido por Tarantino.

JACKIE BROWN
(Jackie Brown)
EUA, 1997, cor, 154 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Pam Grier, Samuel L. Jackson e Robert De Niro.

Comissária de bordo trafica dinheiro para os Estados Unidos, a mando de um comerciante de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.

KILL BILL: VOL. 1
(Kill Bill: Vol. 1)
EUA, 2003, cor, 111 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, Lucy Liu e David Carradine.

Uma bela e perigosa assassina trabalha em um grupo composto principalmente por mulheres, sob a liderança de Bill, de quem ela está grávida. Prestes a se casar com outro, ela acaba como vítima de uma tocaia encomendada pelo próprio Bill. Cinco anos depois, ao despertar do coma, ela só tem um desejo: vingança.

KILL BILL: VOL. 2
(Kill Bill: Vol. 2)
EUA, 2004, cor, 136 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, Lucy Liu e David Carradine.

Após exterminar a maior parte daqueles que quase a mataram no dia de seu casamento, a “Noiva” segue firme em sua sede de justiça. Na lista dos que ainda restam para eliminar, está Bill, o seu antigo mestre e agora inimigo maior.