(Sultanes del Sur, MEX/ESP/ARG, 2007)

Ação

Direção
: Alejandro Lozano

Elenco: Oscar Alegre, Luis Altamirano, Celso Bugallo, Ana de la Reguera, Tony Dalton, Juan Carlos Remolina, Jordi Mollà

Roteiro: Tony Dalton

Duração: 98 min.

Minha nota: 6/10

De vez em quando parar para ver o que está passando na televisão faz com que vejamos filmes que dificilmente acharíamos em uma locadora e que muitas vezes não deram o ar da graça nos cinemas nacionais. Claro que existe uma chance grande daquilo ser porcaria, como a tal sessão dose dupla Paris Hilton que o Telecine Pipoca está anunciando, mas surpresas também podem acontecer.

Hoje, por exemplo, tive a oportunidade de ver Sultões do Sul, um filme de ação eletrizante que traz para Buenos Aires muitos dos elementos hollywoodianos, mas mantém elementos que só os filmes latinos têm.

Depois do assalto a um banco no México, grupo de ladrões vai com o dinheiro para Buenos Aires, onde as coisas saem completamente diferentes do que o planejado e chefões do crime e policiais aparecem para complicar as coisas.

O diretor mexicano Alejandro Lozano ficou famoso depois de seu outro filme de ação, Matando Cabos, de 2004 e, demonstra que se sente confortável e confiante com o gênero.

Mesmo com algumas passagens bem clichês, ele aproveita bem o roteiro interessante e consegue manter as coisas movimentadas com várias cenas de perseguição, brigas e conversas bem suspeitas. Algumas experiências de montagem também são muito interessantes.

Mas nem toda a eletricidade da história é capaz de apagar algumas escolhas erradas, como um movimento de câmera desnecessário para mostrar a urgência da perseguição a pé ou a confusa idéia de intercalar cenas no momento mais importante da trama, enfraquecendo assim a trama e o fato em si.

Ao mesmo tempo, uma trilha sonora compatível e um elenco competente e entregue ao trabalho contam pontos a favor do filme. A imprevisibilidade da história também é bem interessante e deixa o espectador curioso até os últimos momentos.

No final das contas é uma boa pedida para ver assim, sem grandes expectativas e por acaso na televisão.

Um Grande Momento

Encontrando Leo.

Links