Com o número de produções brasileiras aumentando a cada dia e a manutenção da já conhecida dificuldade de acesso às salas de exibição, iniciativas de distribuição coletiva fazem toda a diferença.

A segunda edição da Sessão Vitrine, da Vitrine filmes, leva ao circuito comercial títulos autorais reconhecidos em festivais brasileiros e internacionais. Até outubro, serão exibidos, em dezessete capitais brasileiras, sete longas de ficção e documentários, precedidos por seis curtas escolhidos pelos diretores.

Versões aprimoradas sobre o mesmo tema e a conclusão de ciclos fazem parte da seleção dos títulos. Depois do sucesso com Estrada para Ythaca, os irmãos Guto e Ricardo Pretti e os primos Pedro Diógenes e Guto Parente voltam a tratar de amizade em Os Monstros. Já Felipe Bragança e Marina Meliande completam a trilogia “Coração de Fogo” com A Fuga da Mulher Gorila e Desassossego.

O controverso e não-linear Os Residentes, de Tiago Mata Machado também vai poder ser conferido no projeto. Assim como os documentários Pacific, de Marcelo Pedroso; Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro, e Crítico, de Kleber Mendonça Filho.

Os curtas exibidos serão Adormecidos, de Clarissa Campolina; As Sombras, de Marco Dutra e Juliana Rojas; A Amiga Americana, de Ivo Lopes e Ricardo Pretti; Fantasmas, de André Novais; Material Bruto, de Ricardo Alves Junior, e De Volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro.

Confira a sala de exibição em sua cidade:

São Paulo: Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)
Rio de Janeiro: Cine Jóia (Av. N. Sra. de Copacabana, 680, Subsolo – Copacabana)
Recife: Fundação Joaquim Nabuco (Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte
Porto Alegre: Sala de Cinema PF Gastal (Av. Pres. João Goulart, 551 – 3º andar – Usina do Gasômetro)
Belém: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650)
Brasília: Centro Cultural do Banco do Brasil (SCES, Trecho 02, lote 22)
Vitória: Cine Metrópolis (Av. Fernando Ferrari, s/n – Goiabeiras)
João Pessoa: Espaço Cine Digital (R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho)
Curitiba: Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Salvador: Universidade Federal da Bahia (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n. – Vale do Canela)

As projeções também acontecem nas cidades de Maceió, São Luiz, Goiânia, Campo Grande e Florianópolis, mas ainda não há dados sobre as salas de exibição.

Outros detalhes e a programação completa podem ser encontrados no site da Sessão Vitrine.