Os caminhos, trajetórias e obstáculos em busca da transformação de vidas a partir da educação, apresentados por meio de personagens espalhados por todo o Brasil é o tema da nova série produzida para a televisão que o SescTV estreia no dia 18 de março, às 19h.

Coproduzida pela Maquina Filmes e pelo SescTV, fomentada pela Ancine, a série “Caminhos” apresenta personagens, em lugares que vão desde São Paulo até o arquipélago de Bailique, no Amapá, de crianças, jovens e adultos que buscam obter ou fornecer aprendizado. Dirigida por Heloisa Passos (diretora de fotografia de Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo), ainda conta com duas diretoras convidadas – Katia Lund (codiretora de Cidade de Deus), e Marilia Rocha (diretora de A Falta Que Me Faz).

Os programas apresentam rotinas diárias de cada um dos personagens, onde muitas coisas acontecem e são discutidas – amor, amizade, desejo, política, trabalho e questões da sociais. A escola é o lugar de chegada e o espaço de projeção destes temas, tornado-se uma zona intermediária entre a realidade, o imaginário e os contrastes do país.

Cada trajeto narrado na série também tece uma conexão entre os personagens, a distância e os obstáculos – físicos e sociais – que cada um tem para chegar ao seu local de ensino. Os episódios revelam histórias como a do grupo de crianças que viaja de madrugada para a escola, pois neste horário a maré permite que o barco chegue; a do menino carioca que se divide entre a casa dos pais separados e durante o caminho para a escola, precisa dividir também suas dúvidas e anseios; e a de um jovem índio que cursa faculdade de História e cruza rios oceânicos, cidades e florestas para chegar à universidade. Há ainda episódios que abordam, além das questões sociais, as políticas, como a história passada na Reserva Chico Mendes, no Acre, que fala sobre o extrativismo da borracha e a sobrevivência de um casal de primos e a família por meio deste trabalho.

Seguindo a linha de direção de Heloisa Passos, premiada por seus trabalhos fotográficos, a série explora linguagem cinematográfica através de planos longos e com poucas falas ao longo de cada episódio.

O projeto é formado por 13 episódios, cada um deles com duração de 26 minutos, gravados em 12 estados – Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os roteiros foram todos elaborados por Beatriz Seigner e a produção feita por Heloisa Passos, Luciane Passos e Tina Hardy. O argumento é de Daniela Capelato, Emília Hardy, Heloisa Passos e Regina Villas Bôas. A direção dos episódios é de Heloisa Passos, Marilia Rocha, que dirigiu quatro histórias, e Katia Lund, que dirigiu uma.

A série Caminhos estreia no dia 18 de março, no SescTV. Os episódios serão apresentados semanalmente, sempre aos domingos, às 19h*.

*Horário de Brasília