(Eastern Promises, ING/CAN/EUA, 2007)

Ação

Direção: David Cronenberg

Elenco: Viggo Mortensen, Vincent Cassel, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl

Roteiro: Steven Knighty

Duração: 100 min.

Fiquei morrendo de dúvida na hora de escolher que filme assistiria. As opções eram Elizabeth: A Era do Ouro, Persépolis e Senhores do Crime. O último acabou sendo o escolhido.

Muito menos sanguinolento do que os outros filmes de Cronenberg, mas ainda com uma quantidade significativa de sangue, conta uma história da Vory V Zacone, organização criminosa russa que atua em Londres. Uma adolescente morre no parto e deixa para trás um diário que revela vários crimes realizados por um dos chefes da organização.

O começo do filme é monótono demais e parece que não vai pegar no tranco nunca. Da metade para frente as coisas melhoram um pouco, mas de vez em quando escorregam no ritmo. Tanto que um filme de apenas 100 minutos parece ter muito mais do que duas horas.

Viggo Mortensen, indicado ao Oscar deste ano, está bem melhor do que de costume e consegue encarnar bem um sombrio e misterioso motorista, mas sua interpretação está longe de ser memóravel. Seu parceiro em cena, Vincent Cassel é muito superior e interpreta o filho super protegido com bastante competência.

Uma das cenas que me chamou a atenção foi a do banheiro público. Nunca imaginei que veria um homem lutando completamente nu, mas Cronenberg imaginou e colocou lá. Outras me chamaram a atenção pela má qualidade, como a morte no cemitério, extremamente mal feita.

A trilha sonora é bem interessante.

Não é um filme ruim, mas também não é um filme excelente e não entendo porque foi indicado em tantos festivais. Para quem gosta de filmes policiais e com aquele toque de vermelho sangue.

Um Grande Momento

A tal da luta.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator (Viggo Mortensen)

BAFTA: Filme Britânico, Ator (Viggo Mortensen)

César: Filme Estrangeiro

Globo de Ouro: Filme de Drama, Ator de Drama (Viggo Mortense), Trilha Sonora (Howard Shore)

Toronto: Escolha da Audiência

Links

Site Oficial