(There Will Be Blood, EUA, 2007)

Drama

Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Dillon Freasier, Fletcher Hamilton, Paul Dano, David Willis
Roteiro: Upton Sinclair (romance), Paul Thomas Anderson
Duração: 158 min.

Daniel Day-Lewis! Isso é o filme e por isso vale a pena gastar cada um dos 158 minutos sentados diante da tela. Em uma atuação magistral, Day-Lewis mostra que, de sua geração, é o melhor. Depois de uma pausa de cinco anos e um novo recomeço com Gangues de Nova York, ele agora assume o papel de Daniel Plainview, um mineiro frustrado que começa a fazer dinheiro com a exploração de poços de petróleo.

Uma pequena cidade é a maior esperança do ex-mineiro, que parte para lá com seu filho e com muitos sonhos ambiciosos.

O pequeno Freasier está muito bem e Dano é bastante esforçado como o pastor de uma pequena igreja. Aliás, a relação petróleo e igreja é bem interessante.

O filme é bem competente. Tem um roteiro e uma fotografia bons e uma trilha sonora bem marcada e, poderia dizer até, determinante. Mas não passa de um pano de fundo para a interpretação superior de Day-Lewis.

A edição, apesar de tecnicamente precisa, poderia ter sido mais minuciosa e ter cortado um pouco das cenas longas e lentas demais e, assim, diminuido a duração do filme sem se preocupar com o ritmo.

Vale pelo enredo e por Day-Lewis. Infelizmente, não é sempre que podemos conferir atuações como esta.

Um Grande Momento
A volta de H. W.

Logo-Oscar1Oscar 2008
Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), Melhor Fotografia (Robert Elswit)



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator (Daniel Day-Lewis), Direção de Arte , Fotografia (Robert Elswit), Edição de Som (Matthew Wood, Christopher Scarabosio),

BAFTA: Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Ator (Daniel Day-Lewis), Fotografia, Música (Jonny Greenwood), Cenografia (Jack Fisk, Jim Erickson), Som (Christopher Scarabosio, Matthew Wood, John Pritchett, Michael Semanick, Tom Johnson)

Berlim: Urso de Prata (Paul Thomas Anderson)

Globo de Ouro: Filme de Drama, Ator de Drama (Daniel Day-Lewis)

Links

Site Oficial