No Rumo ao Oscar 2016 de hoje, os quinze finalistas à vaga de Melhor Documentário

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, na noite de hoje (1/12), os 15 documentários que seguem na disputa pelas cinco vagas na categoria do Oscar 2016 destinada aos longas de não-ficção.

No ano em que foi criada,1942, longas e curtas metragens dividiam a mesma categoria que, com 25 indicados, elegeu quatro ganhadores. No ano seguinte, houve a divisão entre filme e curta-metragem, que existe até hoje.

O último documentário a levar o Oscar para casa foi Citizenfour, de Laura Poitras, sobre Edward Snowden e o escândalo de espionagem global da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Oscar 2016

Entre os finalistas, vários filmes já passaram pelas telas brasileiras. Alguns já estrearam em circuito, como Amy e Malala. O primeiro filme ainda está em cartaz em São Paulo, com uma sessão no Caixa Belas Artes, e o segundo, em vários cinemas do Brasil. Outros títulos estiveram presentes no Festival do Rio e a Mostra de São Paulo deste ano, como Cartel Land, Coração de Cachorro, O Peso do Silêncio e Viemos em Paz.

Mas a melhor notícia é que alguns filmes estão disponíveis no Netflix. São eles: Melhores Inimigos, Going Clear: Scientology and the Prison of Belief, What Happened, Miss Simone? e Winter on Fire.

Confira a lista dos filmes que ainda têm chance de serem indicados:

Amy [Circuito] [Disponível no Netflix]
Melhores Inimigos (Best of Enemies) [Disponível no Netflix]
Cartel Land [Festival do Rio] [Disponível no Netflix]
Going Clear: Scientology and the Prison of Belief [Disponível no Netflix]
Malala (He Named Me Malala) [Circuito] Coração de Cachorro (Heart of Dog) [Mostra de São Paulo] The Hunting Ground [Disponível no Netflix]
Listen to Me Marlon
O Peso do Silêncio (The Look of Silence) [Festival do Rio] Meru
3 1/2 Minutes, 10 Bullets
Viemos em Paz (We Come as Friends) [Festival do Rio] What Happened, Miss Simone? [Disponível no Netflix]
Where to Invade Next
Winter on Fire [Disponível no Netflix]