Continuando com o Rumo ao Oscar, chegou a hora de falar dos longas-metragens de animação.

Vamos continuar com a série de esquenta para o Oscar 2016.

Entre as categorias do Oscar está aquela dedicada exclusivamente aos longas-metragens de animação, sejam eles em desenho animado e/ou computação gráfica. A categoria é recente – foi criada apenas após os anos 2000, em 2002 mais precisamente -, mas antes disso, alguns filmes do gênero receberam prêmios especiais.

O primeiro deles foi Branca de Neve e os Sete Anões, que ganhou em 1939 uma estatueta em tamanho normal e outras sete em tamanho reduzido. A animação Toy Story também recebeu um prêmio especial em 1996, assim como a mistura de animação com live action Uma Cilada para Roger Rabbit em 1989.

Nos treze anos de existência da premiação, um estúdio se destaca dos demais. Estamos falando da Pixar. Indicada 9 vezes, levou 7 estatuetas para casa, embora todas elas ainda durante a parceria de distribuição com a Disney. Os filmes premiados foram: Procurando Nemo, Os Incríveis, Ratatouille, WALL-E, Up – Altas Aventuras, Toy Story 3 e Valente.

Em seguida, há um empate entre os estúdios Dreamworks, primeiro a receber um Oscar de Melhor Animação com o longa-metragem Shrek, e Walt Disney, ganhadora dos dois últimos prêmios da categoria com Frozen – Uma Aventura Congelante e Operação Big Hero. Cada um dos estúdios tem duas estatuetas. A outra da Dreamworks foi por Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, em uma parceria com os estúdios Aardman.

Com um Oscar no currículo estão os estúdios Ghibli (A Viagem de Chihiro), Nickelodeon (Rango) e Warner Bros. (Happy Feet: O Pinguim).

Oscar 2016

Neste ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas recebeu a inscrição de 16 longas-metragens da categoria. Entre os títulos, está o brasileiro O Menino e o Mundo, dirigido por Alê Abreu.

O máximo de cinco filmes podem ser indicados e os títulos serão conhecidos junto com as outras indicações, em 14 de janeiro de 2016. Os filmes indicados, também podem se qualificar para outras categorias, incluindo a de melhor filme.

Porém, muitos dos filmes ainda não cumpriram os requisitos básicos para a qualificação das animações, como a necessidade de lançamento nos cinemas de lá.

Confira a lista completa de filmes inscritos:

Anomalisa
The Boy and the Beast
O Menino e o Mundo
O Bom Dinossauro
Cada um na sua Casa
Hotel Transilvânia 2
Divertida Mente
Kahlil Gibran’s The Prophet
The Laws of the Universe – Part 0
Minions
Moomins on the Riviera
Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme
Regular Show: The Movie
Shaun: O Carneiro
Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água
As Memórias de Marnie