Como ontem (15) foi dia de anúncio de finalistas na corrida ao Oscar, neste Rumo ao Oscar 2016 vamos falar de uma categoria fundamental para a arte da representação há muitos anos, mesmo antes da criação do próprio cinema. A categoria Melhor Maquiagem e Penteados foi criada em 1982, depois de muitas reclamações pela inexistência de uma premiação ao longa-metragem O Homem Elefante, de David Lynch, neste quesito específico.

Para a cerimônia de 1983, uma categoria exclusiva para o trabalho de maquiadores foi criada. Atualmente, três filmes são indicados ao Oscar, embora este número não seja o mesmo desde o começo. Nos primeiros anos, eram só dois filmes, ou no ano 2000, quando quatro títulos foram indicados.

O primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados foi Um Lobisomem Americano em Londres. O último premiado foi O Grande Hotel Budapeste.

Oscar 2016

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem os sete títulos que seguem na disputa a uma vaga na lista de indicados, que será anunciada no dia 14 de janeiro de 2016.

Para chegar aos três nomes, todos os membros do comitê específico da categoria serão convidados a assistir a dez minutos com cenas selecionadas dos filmes concorrentes no dia 9 de janeiro. Logo depois da sessão, acontece a votação.

Os filmes que ainda tem chances de disputar o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado são:

Aliança do Crime
Um Homem Entre Gigantes
Lendas do Crime
Mad Max: Estrada da Fùria
Sr. Holmes
O Homem de 100 Anos que Pulou a Janela e Desapareceu
O Regresso