Continuando com as listas já divulgadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para o Oscar 2016, hoje vamos falar do espaço que os curtas-metragens têm na premiação anual.

São três categorias no total, que compreendem curtas em live action, animação ou documentário. Depois de uma pré-seleção, cada uma dessas categorias tem hoje 10 títulos disputando uma das vagas entre os indicados finais, que serão anunciados no dia 14 de janeiro de 2016.

Live Action

A categoria curta-metragem em live action surgiu em 1957, quando juntou duas categorias pré-existentes: melhor curta-metragem em live-action – 1 bobina e curta-metragem em live-action – 2 bobinas. O termo bobina referia-se ao rolo de filme. Um rolo comportava aproximadamente 10 minutos de filme. Já live action é a definição de filmes que não usam animação em sua concepção, usando elementos da vida real.

O último curta-metragem em live action a ganhar um Oscar foi o americano The Phone Call, dirigido por Mat Kirkby e James Lucas, com Sally Hawkins e Jim Broadbent no elenco.

Documentário

A categoria melhor documentário em curta-metragem começou a existir em 1941, quando ainda não havia a limitação de cinco títulos. Naquele ano, foram dez indicados. No ano seguinte, impulsionado pela Segunda Guerra Mundial, foram 25 indicados e quatro prêmios especiais em reconhecimento aos Aliados.

O último premiado da categoria foi o curta Disque-crise para Veteranos, de Ellen Goosenberg Kent.

Animação

O Oscar de melhor curta-metragem de animação já existe há muitos anos, apesar de já ter sido batizado de muitas maneiras. Seu primeiro nome foi curta-metragem – cartoon, de 1932 a 1970, e depois foi curta-metragem filme de animação, entre 1971 e 1973. Em 1974, passou o usar o nome que conhecemos até hoje.

Se no começo a categoria era dominada por animações de grandes estúdios, como o Walt Disney, isso foi mudando com o passar do tempo. Hoje, ainda que haja a presença constante de estúdios de animação mais conhecidos como Pixar e a própria Disney entre os indicados, há uma variedade muito grande de participações de estúdios menores ou produções independentes.

Produzido pela ZEILT, empresa de Luxemburgo, Mr Hublot foi o último filme a ganhar o Oscar de melhor curta-metragem de animação.

Confira os dez títulos de cada categoria que seguem nas disputas para o Oscar 2016:

Live action

Ave Maria
Bad Hunter
Bis Gleich (Till Then)
Contrapelo
Day One
Everything Will Be Okay
The Free Man
Shok
Stutterer
Winter Light

Documentário

Body Team 12
Chau, beyond the Lines
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
50 Feet from Syria
A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Last Day of Freedom
Minerita
My Enemy, My Brother
Starting Point
The Testimony

Animação

Historia De Un Oso
Carface (Autos Portraits)
If I Was God…
Love in the Time of March Madness
My Home
An Object at Rest
Prologue
Sanjay’s Super Team
We Can’t Live without Cosmos
World of Tomorrow