(Rock Brasília: Era de Ouro, BRA, 2011)

Documentário
Direção: Vladimir Carvalho
Elenco: Renato Russo, Herbert Vianna, Philippe Seabra, Dado Villa Lobos, Dinho Ouro Preto, Bi Ribeiro, Fê Lemos, Flávio Lemos, Hermano Vianna, Marcelo Bonfá, André Mueller
Roteiro: Vladimir Carvalho
Duração: 111 min.
Nota: 9 ★★★★★★★★★☆

Brasília é aquela ilha cercada de cerrado por todos os lados, onde moram as pessoas do bem, que tinham e ainda têm um ideal de trabalhar para e pelo o país e as pessoas do mal, os que estão mais interessadas em encher os bolsos e pouco se importam com o Brasil. O primeiro grupo, que recebe injustamente os rótulos devidos ao segundo, construiu a cidade, criou estruturas e deu à capital federal uma coloração e diversidade tão impressionante quanto pouco conhecida.

O documentarista Vladimir Carvalho foi um dos que ajudou a dar a cara de Brasília e, com seus filmes, a revela para quem não estava ali para ver. Rock Brasília completa sua trilogia não-intencional sobre a cidade. Seria como se em Conterrâneos Velhos De Guerra (1991) ele explorasse a estrutura e a miscelânea regional assimilada, em Barra 68 – Sem Perder a Ternura (2001), as bases acadêmicas e intelectuais da cidade e em Rock Brasília a parte mais conhecida de sua cultura. É como se os três filmes funcionassem juntos, um derivando diretamente do outro, para identificar o que é aquele lugar.

Indo da extinta banda Aborto Elétrico e seus shows improvisados nas entrequadras até os dias atuais, passando por repressões policiais, sucessos e frustrações. É impossível ficar alheio ao que acontece na tela.

Depoimentos de músicos das principais bandas originadas na cidade, seus familiares e registros históricos de shows, demonstram tudo o que aquele movimento artístico pós-repressão representou para todos os brasileiros, uma vez que aquelas músicas eram tocadas e cantadas pelo país à fora.

Depois de anos de censura e do grito preso na garganta, era como se todos protestassem juntos através de cada uma daquelas músicas. Sentimento que se mantém até hoje entre os mais jovens e em uma época completamente diferente.

Interessante para quem testemunhou aquela época, quem não teve a chance de vivenciá-la. Claro que quem é de Brasília vai sentir o filme de uma maneira especial. Se tiver vivido aquela época então…

Um Grande Momento

A história da rockonha.

Links

No IMDb Site Oficial