(Réquiem para Laura Martin, BRA, 2011)

Drama
Direção: Paulo Duarte, Luiz Rangel
Elenco: Anselmo Vasconcelos, Cláudia Alencar, Ana Paula Serpa, Carlo Mossy, Luciano Szafir, José Fernando Muniz
Roteiro: Paulo Duarte
Duração: 108 min.
Nota: 4 ★★★★☆☆☆☆☆☆

A obsessão de um maestro por sua musa, a dependência da aprendiz por seu mestre, as dinâmicas criativas e a influência da vaidade. Trabalhando personalidades e as relações entre um maestro, sua musa e sua esposa, há muita coisa interessante em Réquiem para Laura Martin. Pena que o resultado não consiga sobreviver à execução aquém de toda a categoria de sua premissa.

Maestro é um homem vaidoso, que gosta de ser reconhecido por sua qualidade artístico-criativa. Ele vive uma paixão enlouquecida com sua musa, aquela que o instiga a criar, e ignora sua esposa, alguém que nunca parece ter significado muito para ele. Depois que a amante fica doente, ele precisa pedir que a esposa o ajude a cuidar de sua paixão.

Calcado em relações doentias e bem estruturado em uma narrativa não linear, o filme desperta o interesse de quem o assiste, mas acaba ficando prejudicado pelo mau desenvolvimento técnico. Além de uma captação sonora fraca e uma edição de som que não consegue amenizar o problema, falta um certo apuro com a iluminação. Más escolhas de cortes e enquadramentos também não ajudam muito.

Ainda que a história se mantenha em um patamar diferenciado, aquilo que estava interessante, diante de uma piora técnica constante, vai ficando aborrecido. O que ressalta deslizes do roteiro e a irregularidade das atuações.

Escrito e produzido pelo diretor (com a ajuda na direção de Luiz Rangel), que também assina a bela trilha sonora e a montagem, o filme demonstra ter sido feito sem muitos recursos e contando exclusivamente com a vontade de realização de Paulo Duarte. Por isso, merece elogios. Mas, sem desmerecer toda a dedicação e esforço de Duarte, é impossível assistir a Réquiem para Laura Martin e não se lamentar por uma história tão interessante e tão original não ter rendido um filme muito melhor acabado.

Um Grande Momento:
O início da doença.

Requiem-para-laura-martin_poster

Links

No IMDb Site Oficial