Visto no Cinema([REC] , ESP, 2007)

Terror

Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza

Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Pablo Rosso, Vicente Gil, Jorge Serrano, David Vert, Carlos Vicente, María Teresa Ortega, Manuel Bronchud, Maria Lanau

Roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza, Luis Berdejo

Duração: 80 min.

Minha nota: 7/10

Assistir a filmes de suspense sem saber nada sobre eles é sempre uma loteria. Às vezes detesta o que vê e às vezes se surpreende e gosta muito mais do que esperava. Desde o lançamento de [REC] venho evitando qualquer notícia e crítica sobre ele. O máximo que cheguei a ler foram alguams comparações ao estadunidense Os Estranhos que, por acaso, é um filme completamente diferente.

Uma jornalista desses programas bem idiotinhas que passam nas madrugadas de canais abertos pelo mundo (porque televisão aberta é igual em todos os lugares) vai cobrir um plantão de um quartel de bombeiros. No meio de uma noite muito tranquila ela vai junto para cobrir uma chamada em um edifício. Ao que tudo indica, uma senhora ficara trancada em seu apartamento.

O filme segue aquele estilo de reportagem o tempo todo e, por muitas vezes, momentos não são mostrados, o áudio some e reaparece, o refletor para de funcionar e muito da edição parece ter sido feita na própria câmera.

A falta de trilha sonora e alguns apagões na imagem criam um clima de tirar o fôlego e fazem os sustos ficarem muito mais eficientes.

Apesar de não ser o primeiro a filmar assim (temos o parecido A Bruxa de Blair, por exemplo), [REC] mostra-se bem competente e chega a surpreender quem assiste ao filme.

O roteiro é certinho e o elenco está todo muito bem interpretando “não atores”. Apesar de não provocar a vontade de rir, como outros exemplares do gênero, o filme tem alguns momentos de fraqueza, como o da menina e algumas situações muito inverossímeis, bem no estilo: quem ficaria com uma câmera na mão com isso acontecendo?

Mas funciona, assusta e traz de volta um terror competente que já não se vê há algum tempo.

Para quem curte o gênero, é imperdível. Os adoradores de George Romero devem gostar bastante. Eu gostei!

Conversa interessante ao ver o trailer:

Dani: É o REC?
Eu: É. É muito bom!
Dani: Não é americano não?
Eu: Não, é espanhol!
Dani: Ah! Tá explicado porque é bom.

Um Grande Momento

A queda.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Fantasporto: Prêmio Internacional, Escolha da Audiência

Goya: Atriz Estreante (Manuela Velasco), Edição (David Gallart), Efeitos Especiais (David Ambit, Enric Masip, Álex Villagrasa)

Links

Site Oficial

Imdb