Pausa

Com a correria entre festivais e mais muitas outras atividades e viagens, estou devendo atualizações de comentários sobre os filmes em cartaz. Na verdade, o que estou devendo mesmo é uma ida ao cinema.

Depois de conferir um monte de filme nacional, fico com preguiça de voltar ao esquemão estadunidense de blockbuster e até prefiro dar um tempo, já que fico ranzinza com o que vejo na tela. Mas uma semana é mais do que suficiente.

Filmes de jogos

Neste final de semana (22 e 23) acontece em São Paulo, no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149), a Machiminas. Vinculada à exposição GamePlay, a mostra de longas, médias e curtas traz filmes inspirados e executados no mundo virtual. Documentários, talk shows e ficções são ambientados e estrelados por personagens de jogos como The Sims, Second Life e afins. Os quatro programas de filmes podem ser conferidos a partir das 16h, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com meia hora de antecedência.

Duelo de títulos

A nova onda do momento entre os cinéfilos internéticos é o Flickchart. O site seleciona dois títulos aleatórios para que o usuário vote naquele que mais gosta. Assim, de forma divertida e colorida, os filmes são classificados em uma lista. Para brincar é preciso se cadastrar no site e esperar o convite.

De adaptação em adaptação

Mais uma edição do CineAdapt acontece hoje (22), no Espaço Telezoom (R. Dias Ferreira, 78/301) do Rio de Janeiro, às 17h. Desta vez, a programação abordará a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu que sabe como falar da morte, do sexo e da solidão humana.

Telecine Productions

A marca da Rede Telecine, que apóia produções nacionais, está procurando novos títulos para 2010 e 2011, em três formatos diferentes: coprodução, apoio ao lançamento nos cinemas e pré-licenciamento. Os projetos podem ser enviados para o e-mail [email protected]

Cronenberg

Começa no próximo dia 25 (terça), na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25), a mostra O Cinema em Carne Viva: David Cronenberg. São 18 títulos do diretor, entre eles Gêmeos – Mórbida Semelhança, A Mosca e Senhores do Crime. Além das projeções, a mostra também oferece curso e seminários.

Dois anos de cineclube

O Cineclube Brancários, de Brasília, comemora neste mês de agosto seus dois anos de existência. Como sempre acontece às segundas-feiras, os filmes das próximas semanas serão Apenas o Fim (24) e Titãs: A Vida Até Parece uma Festa (31). A participação de convidados nos debates e sorteio de brindes são algumas das surpresas programadas. As sessões são gratuitas e acontecem às 20h, no Teatro dos Bancários (314/15 Sul).