(Four Weddings and a Funeral, ING, 1994)

Comédia/Romance

Direção: Mike Newell

Elenco: Hugh Grant, James Fleet, Simon Callow, John Hannah, Kristin Scott Thomas, David Bower, Charlotte Coleman, Andie MacDowell, Rowan Atkinson

Roteiro: Richard Curtis

Duração: 117 min.

Um filme muito bom de comédia, margeado por uma historinha de amor. Essa é a principal diferença dos outros filmes do gênero, onde a comédia é um complemento do romance. Hugh Grant sabe como fazer papel de bobalhões e eu acho que foi nesse filme que ele aprendeu como.

O filme é bem britânico e conta a história de um grupo de amigos que está sempre se encontrando em casamentos. Cada personagem tem a sua característica e o seu modo de se relacionar com os acontecimentos e com as pessoas próximas.

Os diálogos são primorosos e os foras de Grant são de fazer qualquer um rolar de rir. Outra presença marcante é a de Rowan Atkinson (o Mr Bean) como um padre atrapalhado.

A trama conquista por sua leveza e pela delicadeza com que aborda os relacionamentos entre amigos, irmãos, companheiros, desconhecidos e amantes (sejam eles hetero ou homossexuais).

Faz rir, faz chorar e não perdeu nada de sua graça com o tempo. Vale a pena você conferir!

Um Grande Momento

A lista de Andie MacDowell.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme e Roteiro Original

BAFTA: Filme, Direção, Roteiro Original, Ator (Hugh Grant), Atriz Coadjuvante (Kristin Scott Thomas e Charlotte Coleman), Ator Coadjuvante (Simon Callow, John Hannah), Edição (Jon Gregory), Figurino (Linda Hemming), Música (Richard Rodney Bennett)

César: Filme Estrangeiro

Globo de Ouro: Filme de Comédia/Musical, Ator de Comédia/Musical(Hugh Grant), Atriz de Comédia/Musical (Andie MacDowell), Roteiro

MTV: Revelação (Hugh Grant)