(Prova de Coragem, BRA, 2015)

Drama
Direção: Roberto Gervitz
Elenco: Armando Babaioff, Mariana Ximenes, Daniel Volpi, Áurea Maranhão, Cesar Troncoso, Nickolas Caprio, Marcele Tedy, Nicolas Vargas, Martín Fagundez, Caio Pereira, Bruno Barcelos, Fabiana Amorim, Wagner dos Santos, Pedro Martins, Márcia do Canto
Roteiro: Roberto Gervitz
Duração: 15 min.
Nota: 3 ★★★☆☆☆☆☆☆☆

Em uma época de experiências, novas narrativas e abordagens a assuntos diferentes, é estranho esbarrar com filmes que voltem tanto a um tipo de cinema que parece se identificar com a maioria das telenovelas. Prova de Coragem tem esse problema. É um filme atual, mas que parece antigo pela forma segura e pouco inventiva com que resolve contar sua história. E até mesmo pela própria história que conta.

Hermano, vivido por Armando Babaioff, carrega dentro de si uma culpa enorme por algum evento passado, que demora a ser revelado. Com a gravidez inesperada da mulher e o encontro com uma namoradinha de adolescência, ele decide provar sua coragem escalando uma montanha na Terra do Fogo.

Pois é. O filme é todo mal elaborado. Superficial e mal amarrada, a história não consegue despertar a atenção do público, que acompanha tudo o que vê de forma automática e pouco interessada. Não há cuidado com o uso de elementos conhecidamente problemáticos, como o flashback, e a mesma pouca atenção pode ser vista na condução dos atores.

Além disso, a direção de fotografia de Lauro Escorel vai pelo caminho batido e pouco inventivo, abrindo mão dos belos elementos das locações escolhidas para fotografar o básico. O mesmo pode ser dito da trilha sonora, assinada por Luiz Henrique Xavier e utilizada de maneira óbvia. Tudo é muito televisivo, tudo é muito fácil, tudo é muito pouco interessante.

Mais uma vez, não é o tipo de filme que se espera assistir em um festival como o Festival de Brasília. Mas é um filme de consumo fácil, do qual não se precisa falar e nem pensar muito.

Um Grande Momento:

Prova-de-Coragem_poster

Links

No IMDb

[48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro]