(Finding Nemo, EUA, 2003)

Animação/Infantil

Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrich

Roteiro: Andrew Stanton, Bob Peterson e David Reynolds

Duração: 100 min.

Fui assistir a este filme no cinema e fiquei maravilhada com a perfeição da animação. Assim que lançaram o DVD, comprei. Imagine o meu assombro quando nos extras a equipe de animação revela que teve que piorar um pouco o resultado obtido, pois queria que os espectadores soubessem que aquilo era fantasia.

Era a Pixar fazendo o seu trabalho de novo. Mas era um trabalho muito superior aos anteriores, pois estava tratando com um ambiente dificílimo: a água. As diferenças de iluminação e a movimentação são muito fiéis à realidade. É realmente impressionante.

O filme conta a história de um peixe-palhaço que tem o seu filho capturado por um mergulhador e que enfrenta todo o mar para tentar encontrá-lo. No caminho, faz amizade com uma peixinha desmemoriada, encontra-se com tubarões, baleias, pelicanos e tartarugas.

O filme é divertidíssimo e Dory, a desmemoriada, é uma sensação a parte. É feito tanto para crianças como para adultos. Os últimos se sentem em casa com as inúmeras referências a outros filmes como Psicose, Os Pássaros, O Iluminado e outros tantos.

Seguindo a tradição, a versão dublada em português (pelo menos para nós) é muito mais engraçada do que a legendada.

É um programa ideal para aqueles que querem se distrair e divertir um pouco.

Um Grande Momento

A Dory falando baleês.

Oscar-logo2Oscar 2004
Melhor Animação

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Trilha Sonora Original (Thomas Newman), Edição de Som, Filme de Animação e Roteiro Original

Globo de Ouro: Filme Comédia/Musical

Bafta: Roteiro Original

Toronto: Filme de Animação

Para Ver em Casa

São dois DVDs, com um vídeo sobre a vida marinha, o curta Knick Knack, joguinho, enciclopédia marinha (mais indicada para os menores, pois é bem bobinha), comentários sobre o filme, publicidade e muito, muito material sobre Procurando Nemo. Bem legal!!!

Links

Site Oficial (Disney) Site Oficial (Pixar)