36ª MostraDrama
Direção: Hal Hartley
Elenco: D.J. Mendel, Danielle Meyer, Pallavi Sastry, Chelsea Crowe, Miho Nikaido, Penelope Lagos, Lisa Hickman
Roteiro: Hal Hartley
Duração: 61 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆
(Meanwhile, EUA, 2011)

O filme acompanha um dia da vida de Joseph (D.J. Mendel), um homem de meia-idade que se depara com figuras tipicamente nova-iorquinas, como uma tímida garota aspirante a atriz, a ex-esposa que teme envelhecer, a secretária de um estúdio de projetos independentes e um escritor em busca de inspiração ao ouvir conversas em bares. Através dessas interações, desvendamos um Joseph obstinado em fazer com que seus planos de vida se concretizem.

Grande revelação do cinema independente nos anos 1990, Hal Hartley enfraqueceu o seu nome nos últimos dez anos. Além de Beatrice e o Monstro (que teve uma péssima recepção em Cannes), filmes como Fay Grim (sequência de As Confissões de Henry Fool) e The Girl From Monday foram assistidos apenas pelos seus fãs mais assíduos. Porém, Por Enquanto vem para mostrar que Hal Hartley está com fôlego renovado, o que poderá garantir um novo público.

Breve, o filme possui aproximadamente sessenta minutos de duração e deixa ao seu término aquele gosto de quero mais. Hal Hartley também faz referências a si mesmo ao resolver a narrativa como se Joseph fosse um amigo seu, fazendo-o entrar em contato com Miho (Miho Nikaido, esposa de Hartley no filme e na vida real) e também com uma secretária da Possible Films, sua produtora.

Curiosidades à parte, Por Enquanto vale mesmo pelo carisma de seu personagem central, feito pelo inspirado D.J. Mendel. Pitoresco, Joseph é um faz-tudo que não deu muito certo na vida. Baterista, ele é hábil tanto para consertar máquinas de escrever quanto desenvolver romances e atuar como um empreendedor otimista de um negócio duvidoso. Transitando por Nova York (filmada esplendidamente pelo cineasta), ele aguarda a chegada de um dia melhor, deixando o público na torcida para que este desejo se realize.

Um Grande Momento

Reencontrando a garota da ponte.

Links

No IMDb