(Vantage Point, EUA, 2008)

Ação

Direção: Pete Travis

Elenco: Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, William Hurt, Sigourney Weaver, Eduardo Noriega, Edgar Ramirez, Bruce McGill, Saïd Taghmaoui, Ayelet Zurer

Roteiro: Barry Levy

Duração: 90 min.

Nota: 7/10

O presidente dos Estados Unidos é baleado em uma conferência mundial contra o terrorismo, em Salamanca, na Espanha. Várias pessoas assistiram à cena e cada uma dela pode contar o que viu para, ao juntar tudo, chegarmos à conclusão do que realmente aconteceu.

Apesar de totalmente americanalhado (eles não conseguiriam mesmo fazer um filme sobre o tema que não fosse assim), a construção da história através de vários pontos de vista é muito interessante. Para conta-la são escolhidos uma jornalista que tem ao seu dispor várias câmeras; um agente do serviço secreto que acabara de se recuperar de um acidente de trabalho; um policial espanhol, guarda-costas do prefeito de Salamanca; um turista estadunidense que filma tudo que acontece; o próprio presidente e os responsáveis pelo atentado.

O ritmo do filme é bem acelerado e a repetição de fatos não me incomodou em nenhum momento. A noção de tempo do diretor também foi muito boa. O normal em produções estadunidenses é que elas durem tempo demais e, no caso de muita repetição, como neste filme, cansem os espectadores. Acho que por isso o filme tem apenas 90 minutos, que são mais do que suficientes.

Os personagens são aqueles de sempre: o presidente bom, os terroristas mau, o turista patriota, e um super-ultra-mega guarda-costas, que além de levar tiros pelo presidente no passado próximo, dirige muito bem e ainda tem uma sorte fora do normal.

Matthew Fox, o Jack de Lost, está melhorando, mas ainda tem um longo caminho a percorrer (vamos aguardar Speed Racer, onde ele faz o corredor X). Whitaker, Quaid, Hurt e Noriega estão bem, mas nada que chame a atenção.

Vale mesmo pela confusão e adrenalina. A cena da perseguição de carros não é nenhum O Ultimato Bourne, mas é muito boa.

Para dias em que você quer só se distrair, é uma boa pedida!

Um Grande Momento

A menina, a ambulância.



Links

Site Oficial