(Politist, adj., ROM, 2009)

33ª Mostra Internacional de CinemaObservar um policial comum seguindo um adolescente e ler o seu relato ao final do dia está longe de ser uma aventura empolgante. Se tudo é filmado quase em tempo real e sem inserções que alterem o ritmo, pode ser ainda pior.

Todos os passos rumo ao tédio, porém, conduzem o espectador a uma interessante viagem semântica, onde a interpretação das palavras segue a rigidez e a intransigência de poucos e demonstra o atraso de uma sociedade. No caso, a romena, que ainda luta para superar os anos Ceaucescu e sua herança.

O policial é Cristi, designado pelo chefe para descobrir de onde vem o haxixe fumado por um adolescente e seus dois amigos, passa os dias seguindo o grupo por todos a pequena cidade de Vaslui, mas sem chegar a nenhuma conclusão.

Quando seu chefe resolve que o menino deve ser preso por distribuição da droga, uma vez que passa o cigarro para seus amigos, Cristi não concorda e, por saber que a prisão vai destruir a vida de um jovem, tenta reverter a situação.

Ao caminhar pela cidade com o policial, o que se vê é o retrato de um lugar estacionado no tempo, onde tudo tem cara de velho, acabado, desatualizado e, até onde o futuro parece ter chegado com seu YouTube o antigo está impregnado.

Os momentos de silêncio são maioria, mas os poucos diálogos são tão contundentes que tornam o filme único e imperdível. A atuação precisa e discreta de Dragos Bucur faz toda a diferença, assim como a participação de Vlad Ivanov como o chefe de polícia. É dos dois a cena mais marcante do filme.

Um filme que divide opiniões e, por sua lentidão, pode ser abandonado por muitos antes do final ou ser encarado com mau-humor. Mas imperdível para os curiosos com o pós-comunismo, a história romena e com novas maneiras de fazer cinema também de lá.

Para ser visto e digerido sem pressa e sem agonia, pois um filme sobre as palavras, quase sem elas, não é tão fácil assim.

Um Grande Momento

A discussão da letra da música é boa, mas a leitura do dicionário é imbatível.

Links

Drama
Direção: Corneliu Porumboiu
Elenco: Dragos Bucur, Vlad Ivanov, Irina Saulescu, Ion Stoica, Marian Ghenea, Cosmin Selesi, George Remes, Dan Cogalniceanu
Roteiro: Corneliu Porumboiu
Duração: 115 min.
Minha nota: 7/10