(Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, EUA, 2003)

Aventura

Direção: Gore Vernisnski

Elenco: Johnny Depp, Geoffrey Rush, Orlando Bloom, Keira Knightley, Jack Davenport, Jonathan Pryce, Lee Arenberg, Mackenzie Crook

Roteiro: Ted Elliott, Terry Rossio, Stuart Beattle, Jay Wolpert

Duração: 147 min.

Minha nota: 8/10

Os filmes de pirata andavam sumidos das telonas, mas retornaram com grande estilo total com Piratas do Caribe. Em sua primeira aventura, o tiro Jack Sparow, Will Turner e Elizabeth Swann tem que enfrentar um bando de piratas amaldiçoados que navegam pelos mares com o navio fantasma Pérola Negra.

Sparow, brilhantemente interpretado por Johnny Depp, era o antigo capitão da embarcação; Turner, o ferreiro mais recomendado da cidade, e Swann, a filha de um nobre local fascinada por histórias de piratas.

O bom roteiro é responsável pelo envolvimento dos espectadores com a trama. Os momentos dramáticos são entremeados de ação e comédia, o que faz com que os 147 minutos do filme passem sem ser notados.

O elenco foi muito bem escolhido, com destaque para a atuação de Depp, que construiu o pirata mais original da história do cinema, e de Geoffrey Rush, que dá vida ao sombrio e irônico Barbossa.

As lutas de espadas foram muito bem treinadas por Bob Anderson e o trabalho de recriação de época da equipe de direção de arte é fantástico. Os figurinos de Penny Rose e a maquiagem de Ve Neill e Martin Samuel também.

Uma excelente pedida para quem gosta de ação e quer dar boas risadas.

O filme tem duas seqüências Piratas do Caribe – O Baú da Morte e Piratas do Caribe – No Fim do Mundo e

Um Grande Momento

A primeira luta de Jack e Will.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator (Johnny Depp), Maquiagem (Ve Neill, Martin Samuel), Efeitos Visuais (John Knoll, Hal T. Hickel, Charles Gibson, Terry D. Frazee), Edição de Som (Christopher Boyes, George Watters), Som (Christopher Boyes, David E. Campbell, David Parker, Lee Orloff)

BAFTA: Ator (Johnny Depp), Maquiagem, Figurino (Penny Rose), Som

Globo de Ouro: Ator em Filme Musical ou Comédia (Johnny Depp)

MTV Movie Awards: Filme, Performance Masculina (Johnny Depp), Performance Cômica (Johnny Depp), Revelação Feminina (Keira Knightley), Vilão (Geoffrey Rush), Time em Cena (Johnny Depp e Orlando Bloom)

MTV Movie Awards México: Melhor Visual (Johnny Depp), Herói Sexy (Orlando Bloom)

Links

Site Oficial

Imdb