RIO – Todas as quartas-feiras, às 20h, o Club Transatlântico promove sessões gratuitas com o melhor do cinema alemão contemporâneo. Em parceria com o Goethe-Institut e com a curadoria da diretora Cultural do Club, Sra. Wiebke Habicht, as exibições destacam as principais produções germânicas da última década, apenas com filmes premiados e/ou inéditos no circuito comercial do Brasil. A pipoca também é uma cortesia do clube.

Os destaques dos meses de abril e maio, são os documentários “No Limite”, do diretor Pepe Danquart e “Botero”, dirigido por Peter Schamoni, que retrata a vida do artista, seu amigo pessoal há mais de 40 anos.

As sessões de cinema alemão são atividades fixas na grade cultural do Club Transatlântico desde fevereiro de 2011. Além de apresentar um panorama atual da produção audiovisual germânica, o objetivo da atividade é difundir a pluralidade da cultura alemã e socializar o idioma com o público cinéfilo paulistano.

Confira a programação completa dos meses de abril e maio:

Abril

18 – Höllentour (Inferno sobre rodas)
Direção: Pepe Danquart, colorido, 129 min., 2003/04. Alemão com legenda em português
Documentário que retrata os ciclistas como seres humanos e não como competidores e a festa popular em torno do “Tour de France”

25 – Am Limit (No Limite)
Direção: Direção: Pepe Danquart, colorido, 97 min., 2005-07. Alemão com legenda em português
História de dois irmãos, Alexander e Thomas Huber, durante uma aventura em busca de superação de limites, no Parque Nacional de Yosemite.

Maio

02 – Botero
Filme de Peter Schamoni, colorido, 92 min., 2007-08. Alemão com legenda português
Diretor retrata a vida do artista colombiano Fernando Botero, com quem convive há mais de 40 anos.


09- Barroco
Filme de Heinz Peter Schwerfel, 95 min., colorido, 2008. Alemão com legenda português
Crítico de arte, cineasta premiado e autor de um retrato literário da cidade de Buenos Aires, relata em imagens espetaculares as origens e os restos de um primeiro modelo de uma sociedade multicultural.

16 – How to make a book with Steidl (Como Fazer um Livro com Steidl)
Filme de Gereon Wetzel, Jörg Adolph, colorido, 88 min., 2010. Alemão com legenda português
Impressores raramente alcançam reconhecimento internacional e o editor Gerhard Steidl, de Göttingen, alcançou reconhecimento graças sobretudo aos seus livros de fotografia.

23 – The invisible frame (O quadro invisível)
Filme de Cynthia Beatt, colorido, 60 min, 2009. Alemão com legenda português
Cynthia Beatt e Tilda Swinton partiram de bicicleta, em 1988 para uma viagem de aventura em um território pouco conhecido: elas seguiram o percurso do muro de Berlim, não apenas para documentar os lugares por onde o muro passava, mas também para captar o olhar introspectivo de Berlim Ocidental e a visão de Berlim Oriental por sobre o muro.

30 – Affe und ich, Der – Jörg Immendorff (O Macaco e Eu)
Filme de Rainer Ostendorf, 44 Min., 1988. Alemão com legenda em português
Um retrato cinematográfico do artista Joerg Immendorff, nascido em 1945 em Bleckede perto de Lüneburg. Immendorff é observado enquanto trabalha durante várias semanas no quadro “Saga Lehmbruck”.