(La Môme, FRA/ING/TCH, 2007)
Drama
Direção: Olivier DahanElenco: Marion Cotillard, Pauline Burlet, Manon Chevallier, Sylvie Testud, Pascal Greggory, Emmanuelle Seigner, Jean-Paul Rouve, Gérard Depardieu, Clotilde Courau, Jean-Pierre Martins, Catherine Allégret

Roteiro: Olivier Dahan, Isabelle Sobelman

Duração: 140 min.

Gente, que lindo filme! Primeiro, por retratar a vida de uma das maiores cantoras da história e, depois, pelo trabalho maravilhoso de cenografia, maquiagem e de Marion Cotillard, maravilhosa.

Minha relação com Piaf é meio complicada, Minha mãe era muito fã e, além de sempre escutar, meio que nos obrigava a pestar atenção em todas as músicas. Eu que nunca fui de gostar do que me obrigavam a ouvir, ficava até irritada com a dicção perfeita da cantora e com as melodias.

Mas bastou casar para tudo mudar. Por acaso ouvi La Vie en Rose e, já falante de francês, aquilo me tocou como nunca. Fui atrás de outras músicas e não teve jeito, acabei ouvinte assídua também.

A vida conturbada da cantora, porém, não era conhecida por mim antes do filme. Fiquei muito impressionada com tudo que vi e confesso que o repertório de Piaf começou a fazer muito mais sentido.

A escolha musical é muito boa, mas é a interpretação de Cotillard que mais chama a atenção. Simplesmente perfeita no papel e ainda auxiliada por uma maquiagem inacreditavelmente fiel, justifica todos os prêmios que ganhou.

A fotografia e o figurino também são muito bons. Assim como o roteiro, que passeia pela vida da cantora indo e voltando entre os momentos importantes de sua vida, fazendo com que entremos em contato com todo tipo de sentimento.

Maravilhoso! Indicado para fãs de Piaf e para todos que gostam de conferir um bom filme. Por precaução, não deixem de colocar lencinhos por perto.

Um Grande Momento
“Non, je ne regrette rien” no Olympia.

Logo-Oscar1Oscar 2008
Melhor Atriz (Marion Cotillard), Melhor Maquiagem (Didier Lavergne, Jan Archibald)



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)Oscar: Atriz (Marion Cotillard), Figurino (Marit Allen), Maquiagem (Didier Lavergne, Jan Archibald)

BAFTA: Filme Estrangeiro, Atriz (Marion Cotillard), Cenografia (Olivier Raoux), Figurino, Maquiagem, Som (Laurent Zeilig, Pascal Villard, Jean-Paul Hurier, Marc Doisne), Música (Christopher Gunning)

Berlim: Urso de Ouro

César: Filme, Direção, Roteiro Original, Atriz (Marion Cotillard), Atriz Coadjuvante (Sylvie Testud), Ator Coadjuvante (Pascal Greggory), Fotografia (Tetsuo Nagata), Edição (Richard Marizy, Yves Beloniak), Cenografia, Figurino, Som

Globo de Ouro: Atriz (Marion Cotillard)

Links

Site Oficial