Começa amanhã (26/09), às 23h59, a venda dos passaportes para o Festival do Rio. A compra pode ser realizada através do site www.ingresso.com. Pacotes com 20 ingressos custam R$ 160,00 e pacotes com 50, R$ 300,00.

O Festival do Rio começa no dia 6 de outubro e traz cerca de 350 filmes de mais de 60 países em sua seleção. Os títulos serão exibidos em mais de 40 locais, distribuídos entre cinemas e praças da cidade. Mais uma vez, o público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir novos diretores, votar no melhor da Première Brasil e participar de workshops, debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

Programação

Filmes premiados, raridades e inéditos de diretores consagrados, estão divididos em 18 mostras. Entre os títulos mais esperados estão “A Pele que Habito“, de Pedro Almodóvar; “Inquietos“, de Gus Van Sant; “George Harrison”, de Martin Scorsese; “Dark Horse”, de Todd Solondz; “A Separação“, de Asghar Farhadi; “4:44: – O Fim do Mundo”, de Abel Ferrara; “Precisamos Falar Sobre o Kevin“, de Lynne Ramsay; “A Árvore do Amor”, de Zhang Yimou, e “E Agora Onde Vamos?”, da libanesa Nadine Labaki.

Além das mostras já conhecidas – Panorama, Expectativa 2011, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração e Meio Ambiente -, o Festival presta homenagem ao húngaro Béla Tarr, considerado um dos mais talentosos e originais realizadores da atualidade; ao documentarista chileno Patrício Guzmán,que estará presente para receber o Prêmio de Personalidade Latino Americana e, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, apresenta uma retrospectiva do cultuado mestre do terror moderno, o diretor Dario Argento.

Pelo segundo ano, o Festival programou a mostra Itinerários Únicos, enfocando o processo criativo de artistas de diversas áreas, como a vida da escritora norte-americana Fran Lebowitz em “Public Speaking”, de Martin Scorsese; a busca incessante pelo sabor perfeito do chef espanhol Ferran Adrià em “El Bulli – Cooking in Progress”, de Gereon Wetzel; um documentário sobre Diana Vreelan, mais conhecida como a Imperatriz da moda; a rotina do estilista Jean Paul Gaultier dias antes do lançamento de sua coleção, de Farida Khelfa, entre outros.

As mais recentes produções do cinema italiano poderá ser apreciada no Foco Itália, entre eles “Gianni e le Donne”, de Gianni Di Gregorio; “Aqui É o Meu Lugar“, de Paolo Sorrentino; “Terraferma”, de Emanuele Crialese.

Neste ano, a mostra Midnight ganhou duas ‘mini-mid-mostras’, a Midnight Terror e a Midnight Música, entre os filmes selecionados estão, o documentário sobre a trajetória do U2, “From the Sky Down”, de Davis Guggenheim, filme de abertura do Festival de Toronto e que será exibido em sessões gratuitas.

O Festival dedica uma mostra à cultura israelense, a Imagens de Israel; outra com documentários que abordam a realidade americana contemporânea, a Made in USA e realiza um tributo aos 50 anos da Semana da Crítica, exibindo clássicos da cinematografia francesa e brasileira, entre eles, “Ganga Zumba”, de Carlos Diegues, “Boy Meets Girl”, de Leos Carax, e “O Porto das Caixas”, de Paulo Cesar Saraceni.

Locais e eventos

Este ano o Festival amplia seu circuito, estendendo seus pontos de exibição em cinemas como o Kinoplex Tijuca, Kinoplex Leblon, Kinoplex Fashion Mall, CCBB, Cinemateca do MAM, Cine SESC Jacarepaguá, Complexo do Alemão e outras salas. O circuito completo será divulgado posteriormente.

O Armazém 6 do Cais do Porto será a nova sede do Festival, abrigando todo o segmento de negócios do Festival do Rio – o RioMarket, o Cine Encontro, as sessões populares da Premiere Brasil e outras atividades:

O RioMarket – considerado o maior encontro de negócios da América Latina, é composto pelo RioSeminars – palestras, workshops e encontros profissionais; e por Rodadas de Negócios – encontros entre produtores, realizadores e distribuidores de todas as partes do mundo. Em 2011, o RioMarket contará com a participação de importantes nomes do entretenimento no mundo, tais como: Chris Newman (ganhador do Oscar de melhor som), Monique Prudhomme (indicada ao Oscar de melhor figurino por “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”) entre muitos outros profissionais da área. Algumas oficinas tem entrada franca.

No Cine Encontro, o público e tem a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.