O Dia das Bruxas chegou. A data que surgiu lá pelo hemisfério norte, onde é conhecida pelo nome de Halloween, tem toda uma relação com figuras fantásticas e sobrenaturais, com pessoas fantasiadas e crianças batendo de porta em porta e perguntando se o visitado tem doces para ofertar, ou se prefere ser alvo de uma travessura. A origem da data é celta e acontece na véspera do dia de todos os santos.

O Brasil incorporou o dia em seu calendário de festividades e, mesmo que não tenha muitas crianças nas ruas brincando de doces e travessias, assumiu a posição alegórica, com muita gente fantasiada perambulando pela madrugada. Embora a morte também seja o mote principal das fantasias, o nome Dia das Bruxas acabou associando o dia à esta figura.

Como sabemos, não faltam bruxas no cinema. Por isso, o Cenas de Cinema resolveu fazer uma listinha com alguns títulos inspirada no árduo trabalho dessas mágicas e nem sempre más criaturas.

O Mágico de Ozmagico-de-oz
O mais clássico de todos os filmes com bruxas, O Mágico de Oz é um daqueles filmes que não envelhece e não tem tempo que diminua a aversão à Bruxa Malvada do Oeste.

Convenção das Bruxas
convencao-das-bruxasMais lúdico e voltado para o público infantil, o longa-metragem de Nicolas Roeg, com Angelica Huston como a bruxa principal, assustou muitas crianças dos anos 90 por suas associações e final inesperado.

Abracadabra
abracadabraSeguindo o mesmo caminho, vem esse exemplar da Disney lançado três anos depois. Divertidíssimo, muito do longa-metragem se deve à química entre Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker.

Série Harry Potter
harry-potter_seriesEntre todos os bruxos, talvez o mais famoso da atualidade seja aquele que aos 11 anos foi estudar em Hogwarts, uma escola de bruxaria, e tinha a terrível missão de combater o pior de todos os bruxos da história.

Elvira, a Rainha das Trevas
elvira-rainha-das-trevasOutra bruxa que conseguiu colocar o seu nome no hall da fama das bruxas do mundo é a divertida Elvira. Com um final de filme que faz todo mundo rir e fica na cabeça por muito tempo.

ParaNorman
paranormanHá também desenhos sobre as criaturas. O mais assustador deles é, sem dúvida, ParaNorman, que conta a história de um menino médium que fica conhecendo a história por trás de uma menina bruxa assassinada em tempos passados.

Valente
valenteNa versão animação temos também o longa-metragem feminista da Pixar, que tem uma bruxa má lá no meio da floresta com biscoitos que transformam as mães de quem quiser.

Dezesseis Luas
dezesseis-luasComo as bruxas também amam, têm filmes que seguem aquela trilha tão manjada dos filmes água com açúcar. Baseado em uma série de livros infantojuvenis, Dezesseis Luas é um exemplo deste tipo de filme.

Da Magia à Sedução
da-magia-a-seducaoSaindo da adolescência do filme anterior para a fase adulta, temos as irmãs Nicole Kidman e Sandra Bullock tentando se desfazer de uma maldição que veio junto com seus poderes.

As Bruxas de Eastwick
bruxas-de-eastwickTem também poliamor no mundo das bruxas. Quando um estranho chega a uma pequena cidade, três amigas de longa data acabam se envolvendo amorosamente com ele. Mesmo sabendo umas das outras, continuam aproveitando a presença do esquisito amante.

Jovens Bruxas
jovens-bruxasEntre todos os filmes de bruxas, têm também filmes que falam de bruxas adolescentes. Entre eles, um que fez algum sucesso foi Jovens Bruxas, que leva a trama para o universo escolar particular da idade.

João e Maria – Caçadores de Bruxas
joao-e-maria-cacadores-de-bruxasTem também bruxa na série “desconstrução de histórias que todos conhecemos”. Aqui, aqueles irmãos que conseguem jogar a bruxa no caldeirão na história dos irmãos Grimm virão caçadores profissionais de bruxas.

Caminhos da Floresta
caminhos-da-florestaE para aqueles que gostam de musicais moralistas, temos também um exemplar. E com Meryl Streep como a bruxa má da história.

Aprendiz de Feiticeiro
aprendiz-de-feiticeiro-2Como não poderia faltar em qualquer lista de respeito, temos exemplares Cage também com essas figuras mágicas. O melhor deles é este longa, onde o ator vive um antigo bruxo, que volta para passar os ensinamentos a seu jovem aprendiz.

Caça às Bruxas
caca-as-bruxasSeguindo com o nosso ator favorito de filme ruins, tem também aquele filme de bruxa que ninguém precisava ter visto, mas que atrai justamente pelo seu nome nos créditos. E aqui na versão “de época”.

A Bruxa de Blair
bruxa-de-blairPara finalizar, um filme de bruxa realmente assustador, porque né? Esse lado também é importante. Seguindo a técnica mockumentary, com vídeos encontrados ao acaso, e que se tornou febre nos filmes de terror, o longa tem sua força justamente na bruxa que ninguém consegue ver.

Claro que ainda tem muito mais bruxa por aí. Qual filme você acha que deveria estar aqui?