Dia dos pais, dia de homenagear os homens que nos inspiram, nos ensinam e que são tão importantes nas nossas vidas. Para isso, nada melhor do que uma listinha com pais da ficção que emocionaram nas telonas dos cinemas.


1. Marlin, de Procurando Nemo
Marlin é um peixe palhaço que enfrenta o oceano e todos os seus perigos em busca de seu pequenino filho, Nemo, capturado por um mergulhador e levado para o aquário de um consultório.


2. Ed Bloom, de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
A relação entre Ed e seu filho não era das mais fáceis, já que o herdeiro nunca foi muito chegado nas muitas e criativas histórias que o pai contava, mas as coisas mudam.


3. Antonio Ricci, de Ladrões de Bicicleta
Pai e filho partem em uma jornada desesperada para resgatar a bicicleta roubada, bem mais precioso da casa dos Ricci e única fonte de sustento da família.


4. Vagabundo, de O Garoto
Claro que pai é aquele que cria. Uma mãe sem condições para criar o seu filho ainda bebê o abandona. A criança é encontrada pelo Vagabundo, que o cria com muito amor.


5. Vito Corleone, de O Poderoso Chefão
O cara era mau e sabia como convencer as pessoas as pessoas a fazer o que ele queria que fizessem, pela força ou não, mas foi um pai dedicadíssimo a toda sua família e, principalmente, a seus filhos.


6. Mufasa, de O Rei Leão
O rei dos animais era só carinho e devoção para o seu pequeno filho Simba, mas não sobrevive às maldades de seu irmão Scar. Mas todo o amor de pai para filho não acaba quando o pior acontece.


7. Henry Jones, de Indiana Jones e a Última Cruzada
O mais famoso arqueólogo do cinema tem uma relação turbulenta com o pai, Professor Henry, mas não perde tempo quando descobre que seu velho fora sequestrado por nazistas que buscavam o cálice sagrado.


8. Stanley T. Banks, de O Pai da Noiva
Aí a sua pequena princesinha cresce e resolve se casar. Como lidar com essa perda, com o ciúme desse homem que a está levando embora e com toda a confusão de uma festa de casamento? Stanley Banks sabe (George Banks, de uma versão mais recente, também).


9. Francisco Camargo, de 2 Filhos de Francisco
Os filhos saem ainda novos de casa para tentar o sucesso como uma astros sertanejos, o pai os apoia como pode, inclusive gastando todo o seu dinheiro com fichas telefônicas que fariam o primeiro sucesso da dupla chegar entre as mais pedidas da rádio.


10. O homem, de A Estrada
Um homem e seu filho tenta sobreviver e manter a sanidade em um mundo devastado e deserto. A única coisa que os dois têm é um ao outro.