A uma semana do prêmio mais badalado do cinema, canais de televisão, abertos ou a cabo, investem pesado em títulos que foram destaque na premiação. Quem ganha com isso são os cinéfilos, que podem revisitar indicados e ganhadores.

Oscar x carnaval na tv aberta

Com o carnaval ocupando metade da semana, aquela costumeira programação cheia de títulos não acontece esse ano. Mas entre a cobertura de uma festa ou outra sobre um tempinho para exibir títulos que participaram de edições passadas do Oscar.

A Record transmite, no dia 21, às 16h15, E.T. O Extraterrestre. O filme foi indicado em 9 categorias, incluindo melhor filme, direção e roteiro e ganhou as estatuetas de trilha sonora, som, edição de som e efeitos visuais.

na Sessão da Tarde do dia 24, às 15h55, a comédia romântica Kate e Leopold, indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Na madrugada do dia 24, às 2h55, a emissora exibe Um Tira da Pesada, escolhido o melhor roteiro original em 1985.

Na madrugada do dia 25, a mesma Globo exibe os premiados O Homem Sem Sombra (efeitos visuais), à 1h45. Às 16h15 da tarde do mesmo dia, a Bandeirantes exibe Um Hóspede do Barulho, Oscar de melhor maquiagem.

A cerimônia de premiação do Oscar será transmitida no dia 26 pela Globo, com comentários de Mariana Beltrão e José Wilker.

Muitos especiaias e muitos filmes

GVT

A GVT faz um especial com os documentários que já estiveram presentes na festa de Hollywood, sempre à meia-noite. Dia 19 é a vez de Nascidos em Bordéis, onde fotografias tiradas por crianças, filhas de prostituas de Calcutá mostram suas visões de mundo. Dia 20, Promessas de um Novo Mundo, sobre crianças de Israel e da Palestina.

TCM

A TCM traz uma maratona toda dedicado ao Oscar no fim de semana da premiação, o Fim de Semana dos Academy Awards, que começa dia 25. A programação é:

14h Patton: Rebelde ou Herói? – 10 indicações. Ganhou filme, diretor, roteiro adaptado, ator (George C. Scott), direção de arte, montagem, som
17h A Ponte do Rio Kwai – 8 indicações. Ganhou filme, diretor, roteiro adaptado, ator (Alec Guinness), fotografia, montagem, tilha sonora
19h Guerra dos Mundos – 3 indicações. Ganhou efeitos especiais
22h Filadélfia – 5 indicações. Ganhou ator e canção original (Streets of Philadelphia)

26/02
0h25 Kramer vs. Kramer – 9 indicações. Ganhou filme, diretor, roteiro adaptado, ator (Dustin Hoffman), atriz coadjuvante (Meryl Streep)
02h25 Matar ou Morrer – 7 indicações. Ganhou ator (Gary Cooper), montagem, trilha sonora, canção original (High Noon (Do Not Forsake Me, Oh My Darlin)
14h Como Era Verde meu Vale – 10 indicações. Ganhou filme, diretor, ator coadjuvante (Donald Crisp), fotografia em preto e branco, direção de arte em preto e branco
16h05 Hannah e Suas Irmãs – 7 indicações. Ganhou roteiro original, ator coadjuvante (Michael Caine), atriz coadjuvante (Dianne West)
18h Operação França – 8 indicações. Ganhou filme, diretor, roteiro adaptado, ator (Gene Hackman), montagem
20h Butch Cassidy – 7 indicações. Ganhou roteiro original, fotografia, trilha sonora, canção original (Raindrops Keep Fallin’ on My Head)
22h Ray – 6 indicaçõs. Ganhou mixagem de som, ator (Jamie Foxx)

TNT

O canal a cabo que transmite o pré-show do Oscar a partir das 20h30 e a cerimônia a partir das 21h30, tem programação especial com filmes premiados. Sempre às 22h.

19/2 Crash – No Limite – 6 indicações. Ganhou filme, roteiro original e montagem
20/2 Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças  – 2 indicações. Ganhou roteiro original
21/2 A Jovem Rainha Victoria  – 3 indicações. Ganhou figurino 2010
22/2 Conduta de Risco  – 7 indicações. Ganhou atriz coadjuvante (Tilda Swinton)
23/2 Milk – a Voz da Igualdade  – 8 indicações. Ganhou roteiro original e ator (Sean Penn) 2009
24/2 Quem Quer Ser um Milionário  – 10 indicações. Ganhou filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha sonora, canção original (Jai Ho), mixagem de som
25/2 Syriana  – 2 indicações. Ganhou ator coadjuvante (George Clooney)

Telecine Premium

Na véspera da premiação, dia 25, tem programação especial com maratona de filmes que se destacaram no Oscar, a partir das 15h45.

15h45 Preciosa – 6 indicações.  Ganhou roteiro adaptado e atriz coadjuvante (Mo’Nique)
17h50 O Vencedor – 7 indicações. Ganhou ator coadjuvante (Christian Bale) e atriz coadjuvante (Melissa Leo)
20h Cisne Negro – 5 indicações. Ganhou atriz (Natalie Portman)
22h Bravura Indômita – 10 indicações

Telecine Cult

O canal de clássicos e filmes cabeça do Telecine apresenta o especial Sanduíches de Oscar, com dois filmes por dia, comentados pelo crítico Marcelo Janot.

Dia 22
19h25 Assassinato em Gosford Park – Ganhou roteiro original
22h Os Falsários – Ganhou filme estrangeiro

Dia 23
19h25 Piaf – Um Hino ao Amor – Ganhou atriz (Marion Cotillard), maquiagem
22h Coração Louco – Ganhou ator (Jeff Bridges), canção original (The Weary Kind)

Dia 24
19h15 As Cinzas de Ângela – Indicado ao Oscar de trilha sonora
22h Além da Linha Vermelha – Indicado a sete Oscars, incluindo o de melhor filme

Dia 25
19h50 Foi Apenas um Sonho – Indicado a 3 Oscars
22h O Leitor – Ganhou atriz (Kate Winslet)

Dia 26
18h25 A Lista de Schindler – Ganhou filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, montagem, trilha sonora
22h O Visitante – indicado ao Oscar de melhor ator (Richard Jenkins)

Megapix

O Megapix aproveita o carnaval para batizar a progtramação especial, a Folia do Oscar, a partir do dia 20/2, só com longas que levaram a estatueta de melhor filme. Sempre às 22h.

20/2 – Crash – No Limite – 6 indicações. Ganhou filme, roteiro original e montagem
21/2 – Uma Mente Brilhante, 8 indicações, venceu nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, diretor e Atriz coadjuvante (Jennifer Connelly)
22/2 – Coração Valente, foi indicado a 11 Oscars e ganhou cinco: melhor filme, direção (Mel Gibson), fotografia (John Toll), maquiagem e efeitos sonoros
23/2 – Quem Quer Ser um Milionário?, foi indicado a 10 Oscars e levou os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor canção original, melhor trilha sonora, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor fotografia
24/2 – Guerra ao Terror, concorria a nove estatuetas, venceu nas categorias melhor filme, direção, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som
25/2 – Shakespeare Apaixonado, teve 13 indicações e levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora de Comédia ou Musical e Melhor Roteiro Original

Os outros canais a cabo, mesmo sem programas especiais, também apostam em filmes premiados. A HBO apresenta títulos como A Origem, a animação A Princesa e o Sapo, Invictus, O Sexto Sentido, Onde o Amor Está e o documentário Paraíso Perdido 3: Purgatório. Horários no site do canal.