(The Departed, EUA, 2006)

Policial

Direção: Martin Scorcese

Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Rain Winstone, Vera Farmiga, Alec Baldwin

Roteiro: William Monahan, Siu Fai Mak e Felix Chong

Duração: 151 min.

Se você é daquele tipo que odeia filme violentos e os evita a todo custo, deixe essa restrição de lado um pouquinho porque este filme é um excelente motivo para isso.

Scorcese, como sempre, arrasa ao contar a história de mafiosos infiltrados na polícia e policiais infiltrados na máfia. Sem muito tempo pra pensar, já que os acontecimentos se desenrolam de forma frenética, ele transforma o suspense em algo inquietante e entrega a ansiedade numa bandeja pra cada um dos espectadores. O pior é que não há como recusar nenhum desses sentimentos.

As atuações são primorosas. Leonardo DiCaprio virou homem, enfim. Tem uma postura independente daquela de outros tempos, sabe falar e se posicionar de modo totalmente crível. O mesmo pode ser dito de Wahlberg e do resto do elenco (mas do Jack Nicholson a gente não precisa falar, né? Ele é demais!).

O filme é todo cinemão e, pela primeira vez, fez com que Scorcese alcançasse o prêmio maior da Academia. Já não era sem tempo e nada mais justo. O roteiro, também premiado, é uma adaptação dos filmes Conflitos Internos e Conflitos Internos II, de Hong Kong.

É bom pra qualquer momento e, se o estômago for sensível demais para cenas violentas, vale até um dramin pra agüentar tanto sangue.

Um Grande Momento

Leonardo DiCaprio pedindo o suco de Cranberries.

Oscar-logo2Oscar 2007
Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição (Thelma Schoonmaker)

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Direção, Edição (Thelma Schoonmaker), Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante (Mark Wahlberg)

BAFTA: Filme, Direção, Edição, Roteiro Adaptado, Ator (Leonardo DiCaprio), Ator Coadjuvante (Jack Nicholson)

Globo de Ouro: Direção, Filme de Drama, Roteiro Adaptado, Ator de Drama (Leonardo DiCaprio), Ator Coadjuvante (Mark Wahlberg e Jack Nicholson)

MTV Movie Awards: Vilão (Jack Nicholson)

Links

Site Oficial