(I soliti ignoti, ITA, 1958)

Comédia
Direção: Mario Monicelli
Elenco: Vittorio Gassman, Renato Salvatori, Memmo Carotenuto, Rossana Rory, Carla Gravina, Claudia Cardinale, Carlo Pisacane, Marcello Mastroianni, Totò
Roteiro: Italo Calvino (conto), Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Suso Cecchi D’Amico, Mario Monicelli
Duração: 106 min.
Nota: 9 ★★★★★★★★★☆

A comédia à italiana é um gênero que fez muito sucesso no cinema mundial. Mantendo algumas características do neo-realismo e acrescentando a elas um humor simples e ao mesmo tempo inteligente, cheio de personagens marcantes e contando com um grupo de realizadores e atores de primeira linha criou filmes inesquecíveis e que se mantém atuais independente do tempo que passa.

Os Eternos Desconhecidos conta a história de um grupo de picaretas que se une por acaso – para livrar um outro picareta da prisão – e arquitetam um golpe que vai mudar as suas vidas, acabando com a miséria com que passam os seus dias.

Conhecendo cada um dos personagens, desde o primeiro momento sabemos que as coisas não devem sair exatamente como programado. Dos erros e equívocos, sobram situações divertidas e espalhafatosas, que dão ritmo ao longa-metragem e fazem com que os olhos do espectador se grudem na tela em busca do próximo deslize.

Embora tenha sido realizado em 1958, o longa baseado em um conto de Ítalo Calvino mantém uma atualidade e um vigor incríveis. Diferente de algumas comédias da mesma época, ainda diverte e conquista quem a assiste.

Sob a batuta de um sempre competente Mario Monicelli (O Incrível Exército de Brancaleone) estão, entre outros, Vittorio Gassman (Perfume de Mulher), Renato Salvatori (Rocco e Seus Irmãos), Memmo Carotenuto (Humberto D.), Carlo Pisacane (A Morte Anda a Cavalo), Marcello Martroianni (A Doce Vida) e o icônico Totò (Totò, O Comandante), vivendo seus divertidos, mas melancólicos ladrões de carteira prestes a dar o grande golpe. O elenco conta ainda com a jovem Claudia Cardinale (O Leopardo) como a irmã proibida de um deles, que acaba se apaixonando pelo mais novo do grupo.

É uma daquelas experiências que todo mundo que gosta de cinema precisa ter. Um programa delicioso, que garante boas risadas.

Um Grande Momento:
A parede.

Os-eternos-desconhecidos_poster

Links

No IMDb