Visto no Cinema(Odette Toulemonde, FRA, 2006)

Romance/Comédia

Direção: Eric-Emmanuel Schmitt

Elenco: Catherine Frot, Albert Dupontel, Frabrice Murgia, Nina Drecq, Camille Japy, Jacques Weber, Alain Doutey, Laurence d’Amelio, Bruno Metzger

Roteiro: Eric-Emmanuel Schmitt

Duração: 100 min.

Nota: 6/10

Acreditar em você e ser feliz mesmo que todas as coisas ao seu redor te puxem para baixo. Essa é a mensagem principal do filme francês Odette. Uma comédia visual – não vá esperando nenhuma Amélie Poulain – e musical que vai nos conquistando aos poucos.

A Odette do título é vendedora de cosméticos em uma grande loja de departamentos, viúva, mãe de dois filhos já criados (um cabeleleiro gay e uma maniaco-depressiva apaixonada por trastes) e fã incondicional de um famoso escritor de romances água-com-açúcar cheios de clichês.

Segundo ela, foi ele quem, com seus livros, a tirou da depressão e a ensinou a ser feliz. Em uma tarde de autógrafos, os dois se encontram e os acasos da vida acabam fazendo com que as situações se invertam.

Em nenhum momento eu deixei de achar que o diretor do filme quis, na verdade, mostrar que todos nós temos um pouco de tudo aquilo que está na tela. E a primeira pista já veio com o nome original: Odette Toulemonde, ou seja, Odette todo mundo.

Pode facilmente ser classificado como um filme de auto-ajuda, o que pode ser bom para alguns espectadores e sacal demais para outros.

Ainda assim é bem bonitinho e divertido, principalmente com as alusões ao que há de mais brega no mundo e as estranhas aparições do porteiro Jesus, fazendo coisas que já conhecemos de outros lugares.

Apesar da proposta e de toda a graça, por muitas vezes, o ritmo se perde em seqüências prolongadas demais e, às vezes, fora de propósito. Algumas soluções também podem parecer um pouco óbvias, mas isso não chega a comprometer o resultado final.

Destaque especial para Catherine Frot, ótima como Odette e a maravilhosa trilha sonora que mistura excelentes temas de Nicola Piovani com lindas canções de Joséphine Baker.

Uma boa opção para dias em que queremos rir e ver coisas inusitadas acontecendo.

Um Grande Momento

Ela pedindo o primeiro autógrafo.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

César: Atriz (Catherine Frot)

Links

Site Oficial

Imdb