(The Ramen Girl, EUA/JAP, 2008)

Comédia
Direção: Robert Allan Ackerman
Elenco: Brittany Murphy, Toshiyuki Nishida, Sohee Park, Kimiko Yo, Daniel Evans, Renji Ishibashi, Gabriel Mann, Tammy Blanchard, Tsutomu Yamazaki
Roteiro: Becca Topol
Duração: 102 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Abby é uma jovem americana que resolve largar sua vida para morar no Japão com o namorado. O romance não dura muito tempo e ela se vê, de repente, abandonada e completamente deslocada em um país do qual muito pouco ou quase nada sabe. Desesperada, ela conhece uma pequena loja de lámen nas redondezas onde mora e descobre que alguma coisa naquela tigela de sopa a faz sentir bem.

Decidida a aprender a fazer um lámen como aquele, ela começa a ter aulas com o ranzinza cozinheiro do local. Mesmo com todos os problemas de comunicação, já que ele não fala inglês e ela não fala japonês, Abby vai pouco a pouco desvendando a arte de dar sentimentos à comida.

Mistura de Encontros e Desencontros e Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti, com toques de Karatê Kid e títulos culinários, o filme deve grande parte de seu carisma às atuações empenhadas de seus protagonistas. Brittany Murphy traz de volta a sua graça habitual, que andou perdida nos últimos títulos de sua filmografia, e encontra em Toshiyuki Nishida um companheiro à altura. Os melhores momentos do filme acontecem naquela cozinha, graças à química entre os dois.

O que se vê na tela não é muito diferente do que se poderia esperar e quem opta por ver filmes como esse já sabe o que vai encontrar: algo bonitinho, fácil e esquecível. Mas fica a sensação de que a experiência poderia ter sido melhor.

Talvez por causa das figuras coadjuvantes na trama, que acabam sendo tão aleatórias e previsíveis que desacreditem o todo; pelo roteiro que se perde pelo menos umas duas vezes e não sabe se equilibrar no aprofundamento dos acontecimentos, ou pela indefinição de seu gênero. Mas, ainda assim, e mesmo que não emocione tanto, é divertido o suficiente para passar o tempo.

Vale prestar atenção na deliciosa ponta de Tsutomu Yamazaki, de Tampopo, como o Grande Chefe, aquele que avalia e abençoa os lámens preparados.

Um Grande Momento

O lámen triste.

Links

No IMDb