36ª MostraDrama
Direção: Damien Odoul
Elenco: Mathieu Amalric, Charles Berling, Pierre-Louis Bonnetblanc, Emmanuelle Béart, Jean-Louis Coullo’ch, Aurélie Mestres, Judith Morisseau, Marie-Eve Nadeau
Roteiro: Damien Odoul
Duração: 61 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆
(Le reste du monde, FRA, 2012)

Eve (Marie-Eve Nadeu) é uma professora de história para crianças surdas-mudas que recebe a trágica notícia de que seu namorado se suicidara. Para completar seus mais novos conflitos, ela descobre que ficou grávida. Sem ainda saber como lidar com a situação, ela tenta conviver normalmente com seus irmãos. No aniversário da irmã mais velha, a namorada de seu pai, a alcóolatra Katia (Emmanuelle Béart), revela à aniversariante, Judith (Judith Morisseau), que esta não é filha legítima de quem ela acredita. Surpreendida por tal notícia, agora Judith insistirá na ajuda de suas irmãs para descobrir o paradeiro do seu pai biológico.

Produzido para a TV francesa, O Resto do Mundo tem como um dos objetivos sustentar uma crise familiar que beira o conflito, numa espera que, para os espectadores, torna a obra minimamente interessante. Eve, outrora a protagonista da história, fica impassível em relação aos acontecimentos que assolam a relação com a irmã. “Estou grávida”, ela confessa à Judith, em um momento de entrega. Nada feito. Judith nem sequer discute a revelação, e continua cega em resolver os próprios problemas. Problemas estes que irão desaguar nos melhores momentos do longa, escrito e dirigido pelo ator Damien Odoul.

Brilhantemente interpretado – com destaque para Emmanuelle Béart e sua Kátia, que não é vista sóbria nem mesmo por uma cena, O Resto do Mundo não tem grande apelo popular. Pelo clima, lembrou muito Interiores, apontado como o primeiro e melhor drama feito por Woody Allen, mas as comparações são subjetivas, já que nada é fielmente declarado. Sem grandes momentos, á daqueles filmes típicos de festival que não produz efeito, sendo incolor e inodoro. E, exatamente por isso, será facilmente esquecido por aqueles que estão fazendo maratona nessa 36ª Mostra.

Um Bom Momento

O jantar que se tornará intragável para a família.

Links

No IMDb