(The Godfather, EUA, 1972)

Drama

Direção: Francis Ford Coppola

Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard S. Castellano, Robert Duvall, Talia Shire, Diane Keaton

Roteiro: Mario Puzo, Francis Ford Coppola

Duração: 175 min.

Nota: 10/10

Não é por acaso que esse filme é considerado um dos melhores filmes da história do cinema. Ele é realmente maravilhoso.

Conta a história de Don Corleone e sua família, mostrando toda a influência da máfia nos Estados Unidos. O padrinho faz o que seus afilhados lhe pedem e, quando precisa, cobra um retorno. A única coisa que ele não aceita é o envolvimento com drogas e sua recusa acaba em atentado. A família fica, então, nas mãos de seus filhos e uma guerra entre famílias italianas tem início. Assim, começa a nascer um novo padrinho.

Além de visualmente perfeito, o filme retrata maravilhosamente a presença italiana na América. As atuações são perfeitas. Você acaba de ver o filme com a sensação de que nunca mais verá algo assim.

Não é possível falar muito de O Poderoso Chefão, sem citar Marlon Brando. Como já disse antes, todo o elenco está muito bem, mas este senhor supera qualquer atuação. Ele é perfeito e tem uma capacidade de transmissão impressionante. É verdade que toda sua excelência acabou deixando-o meio maluquinho, mas se é para atuar sempre assim, que ele continue louco…

É um filme que merece ser visto por todos.

Um Grande Momento

Quando Don Corleone vai até a funerária. Ele não precisa nem falar! Divino!

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator (Marlon Brando), Filme, Roteiro Adaptado, Ator Codjuvante (3 indicações: James Caan, Robert Duvall e Al Pacino), Figurino (Anna Hill Johnstone), Direção, Edição (William Reynolds e Peter Zinner), Trilha Sonora (Nino Rota) e Som.

Globo de Ouro: Filme de Drama, Diretor, Ator de Drama (Marlon Brando), Ator de Drama (Al Pacino), Ator Coadjuvante (James Caan), Trilha Sonora e Roteiro

Batfa: Música, ator (Marlon Brando), Ator Revelação (Al Pacino), Ator Coadjuvante (Robert Duvall) e Figurino