(Le gamin au velo, BEL/FRA/ITA, 2011)

Drama
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo
Roteiro: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Duração: 87 min.
Nota: 8 ★★★★★★★★☆☆

Se existem duas pessoas que sabem como fazer um filme tão deprimente quanto maravilhoso, são Jean-Pierre e Luc Dardenne. Histórias secas e desesperançosas ganham nuances de suavidade, mas arrebatam com sua tristeza. O Garoto de Bicicleta segue um caminho diferente e, apesar de ser triste como outros títulos da filmografia dos irmãos, exala esperança. É, de certo modo, singelo e sereno.

Estruturado como os bons e velhos contos de fadas, com personagens bem delimitados, o filme conta a história de Cyrill, um menino que sai à procura do pai depois que este o abandona em um orfanato. Em seu caminho, encontra-se com Samantha, uma cabelereira solitária com quem começa a passar seus fins de semana.

Como em outros filmes dos Dardenne, há um quê de naturalismo, mas com capítulos bem demarcados. Muitos silêncios, interpretações entregues e o apuro estético, com um cuidado especial nas cores, também estão lá, assim como a temática, que passa por um passado traumático e seu reflexo nas interações sociais. Só que, dessa vez, há esperança.

Impossível falar do filme e não destacar a participação de Thomas Doret como o pequeno Cyrill, um papel que muito ator veterano por aí não conseguiria fazer.

Um Grande Momento

A escolha no carro.

Próxima sessão na Mostra de São Paulo
Dia 24, às 21h50, Cine Reserva Cultural 1

Links

No IMDb Site Oficial